Informe Social 2025: inclusão digital como chave para a equidade na educação pública.

Notícias

13.03.2024
Tempo de leitura: 4 minutos

Nativos digitais e o uso responsável da tecnologia

No primeiro debate da série Webinários sobre avaliação de competências digitais de estudantes, especialistas deram início à construção de conhecimento para a avaliação dessas competências

A imagem mostra uma estudante adolescente negra sentada em frente ao computador. Ela tem os cabelos compridos e castanhos e veste blusa branca de alcinha. Ao seu lado, em pé, está um professor também negro que aponta para a tela. Ele veste camiseta preta. Ao fundo é possível ver parte do braço de outro estudante, também sentado ao computador.

É comum chamar os jovens que já nasceram cercados por dispositivos tecnológicos de nativos digitais. Mas será que eles têm as competências necessárias para uso responsável da tecnologia? Essa foi a questão que norteou o primeiro webinário da série “Webinários sobre avaliação de competências digitais de estudantes”, realizado no dia 27 de fevereiro pela Fundação Telefônica Vivo com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento, do Cetic.br e do Registro BR.

A diretora-presidente da Fundação Telefônica Vivo, Lia Glaz, abriu o encontro destacando que o desenvolvimento de competências digitais em estudantes é uma tarefa urgente e indispensável no contexto da educação pública. Dessa forma, fomentar discussões sobre a importância e os caminhos para esta avaliação é igualmente importante. “Como a gente consegue mensurar o quanto os nossos estudantes estão avançando na direção dessas competências e habilidades que são tão necessárias num ambiente cada vez mais digital?”, questiona, Lia.


NORMATIVAS QUE APOIAM O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS EM ESTUDANTES

Já temos algumas normativas que apoiam o desenvolvimento de competências digitais de estudantes. Saiba quais são:
● Cultura Digital é uma das dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), propondo que estudantes brasileiros compreendam, utilizem e criem tecnologias digitais de forma crítica, significativa, reflexiva e ética.
● Há também a BNCC-Computação, regulamentada pela resolução nº 1, de 4 de outubro de 2022 sendo um complemento, que estabelece diretrizes para a inclusão da Computação na Educação Básica.
● Outras normativas recém-lançadas também enfatizam a obrigatoriedade da inclusão de componentes específicos sobre ensino da computação nos currículos das redes de educação, como a Política Nacional de Educação Digital (PNED) e a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (ENEC).

 

Destaques do 1º webinário da série

O 1º encontro “Nativos digitais e as competências para o uso responsável da tecnologia” foi articulado por Lucia Dellagnelo, mestre e doutora em educação pela Universidade de Harvard, atualmente consultora e também conselheira da Fundação Telefônica Vivo. Os demais especialistas convidados para o aprofundamento do tema foram Rodrigo Nejm, doutor em Psicologia e consultor de educação digital no Instituto Alana, Luisa Adib, mestre em Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora da Pesquisa TIC Online, e Aline Mara Fernandes, gerente nacional do PISA/INEP.

No infográfico abaixo, confira os principais pontos levantados pelos especialistas ao longo do debate.

Para assistir ao webinário Nativos digitais e as competências para o uso responsável da tecnologia na íntegra e conhecer a programação completa da série de debates, clique aqui.

O PISA

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) é um estudo comparativo internacional realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Fornece informações sobre o desempenho dos estudantes na faixa etária dos 15 anos. Os resultados permitem que cada país avalie os conhecimentos e as habilidades de seus estudantes, além de estimular a troca de experiências e práticas entre diferentes territórios e oferecer subsídios para a formulação de políticas públicas que garantam melhora e equidade na educação.

 

Acompanhe a série Webinários sobre avaliação de competências digitais de estudantes

A série “Webinários sobre avaliação de competências digitais de estudantes” foi criada com o objetivo de mobilizar atores estratégicos no fortalecimento da cultura digital na educação pública, por meio da reflexão sobre abordagens avaliativas para competências digitais.

Os temas dos próximos webinários serão:

2º Webinário: Quais competências digitais desenvolver e por que é indispensável avaliá-las?

3º Webinário: Experiências internacionais na avaliação de competências digitais de estudantes

4º Webinário: Pensando um modelo de avaliação de competências digitais de estudantes para o Brasil

Transmissão no canal do Youtube da Fundação. Não perca!


Outras Notícias

Cidadania digital e respeito às diferenças: o papel da BNCC Computação e do ECA Digital na escola

25/06/2026

Cidadania digital e respeito às diferenças: o papel da BNCC Computação e do ECA Digital na escola

No mês do Orgulho LGBT, dados apontam o avanço do discurso de ódio online contra a população LGBTQIA+ no Brasil; BNCC Computação e ECA Digital indicam caminhos para que a escola forme estudantes preparados para uma convivência ética, crítica e responsável no ambiente digital

10 bibliotecas digitais gratuitas para usar na escola

19/06/2026

10 bibliotecas digitais gratuitas para usar na escola

Saiba como usar bibliotecas digitais gratuitas em sala de aula e por que a mediação do educador é essencial para a aprendizagem e leitura

Informe Social 2025: Fundação Telefônica Vivo impacta 2,2 milhões de estudantes da rede pública

17/06/2026

Informe Social 2025: Fundação Telefônica Vivo impacta 2,2 milhões de estudantes da rede pública

Relatório reúne principais resultados, iniciativas e aprendizados do ano, com foco no fortalecimento da educação pública por meio do uso qualificado da tecnologia

Kits tecnológicos ampliam acesso à educação digital e fortalecem aprendizagem em escolas públicas do Nordeste 

11/06/2026

Kits tecnológicos ampliam acesso à educação digital e fortalecem aprendizagem em escolas públicas do Nordeste 

Maletas com notebook, roteador, tablets e headphones chegam a escolas públicas por meio de uma parceria global entre American Tower e ProFuturo, que combina infraestrutura, tecnologia e formação docente para fortalecer a aprendizagem em matemática 

Além da técnica: como a EPT prepara jovens para as competências mais demandadas pelo mercado

02/06/2026

Além da técnica: como a EPT prepara jovens para as competências mais demandadas pelo mercado

Das 10 habilidades mais exigidas pelos empregadores, 5 são soft skills como criatividade e resiliência, aponta pesquisa realizada pelo Fórum Econômico Mundial; EPT se destaca ao combinar aprendizado técnico e interpessoal

Dia dos Voluntários mobiliza mais de 10 mil colaboradores e beneficia 52 instituições em todo o Brasil

29/05/2026

Dia dos Voluntários mobiliza mais de 10 mil colaboradores e beneficia 52 instituições em todo o Brasil

Uma das maiores iniciativas corporativas no país, o Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo mobilizou ações simultâneas em 37 cidades, atendendo mais de 46 mil pessoas