Notícias

13.03.2024
Tempo de leitura: 4 minutos

Nativos digitais e o uso responsável da tecnologia

No primeiro debate da série Webinários sobre avaliação de competências digitais de estudantes, especialistas deram início à construção de conhecimento para a avaliação dessas competências

A imagem mostra uma estudante adolescente negra sentada em frente ao computador. Ela tem os cabelos compridos e castanhos e veste blusa branca de alcinha. Ao seu lado, em pé, está um professor também negro que aponta para a tela. Ele veste camiseta preta. Ao fundo é possível ver parte do braço de outro estudante, também sentado ao computador.

É comum chamar os jovens que já nasceram cercados por dispositivos tecnológicos de nativos digitais. Mas será que eles têm as competências necessárias para uso responsável da tecnologia? Essa foi a questão que norteou o primeiro webinário da série “Webinários sobre avaliação de competências digitais de estudantes”, realizado no dia 27 de fevereiro pela Fundação Telefônica Vivo com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento, do Cetic.br e do NIC.br.

A diretora-presidente da Fundação Telefônica Vivo, Lia Glaz, abriu o encontro destacando que o desenvolvimento de competências digitais em estudantes é uma tarefa urgente e indispensável no contexto da educação pública. Dessa forma, fomentar discussões sobre a importância e os caminhos para esta avaliação é igualmente importante. “Como a gente consegue mensurar o quanto os nossos estudantes estão avançando na direção dessas competências e habilidades que são tão necessárias num ambiente cada vez mais digital?”, questiona, Lia.


NORMATIVAS QUE APOIAM O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS EM ESTUDANTES

Já temos algumas normativas que apoiam o desenvolvimento de competências digitais de estudantes. Saiba quais são:
● Cultura Digital é uma das dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), propondo que estudantes brasileiros compreendam, utilizem e criem tecnologias digitais de forma crítica, significativa, reflexiva e ética.
● Há também a BNCC-Computação, regulamentada pela resolução nº 1, de 4 de outubro de 2022 sendo um complemento, que estabelece diretrizes para a inclusão da Computação na Educação Básica.
● Outras normativas recém-lançadas também enfatizam a obrigatoriedade da inclusão de componentes específicos sobre ensino da computação nos currículos das redes de educação, como a Política Nacional de Educação Digital (PNED) e a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (ENEC).

 

Destaques do 1º webinário da série

O 1º encontro “Nativos digitais e as competências para o uso responsável da tecnologia” foi articulado por Lucia Dellagnelo, mestre e doutora em educação pela Universidade de Harvard, atualmente consultora e também conselheira da Fundação Telefônica Vivo. Os demais especialistas convidados para o aprofundamento do tema foram Rodrigo Nejm, doutor em Psicologia e consultor de educação digital no Instituto Alana, Luisa Adib, mestre em Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora da Pesquisa TIC Online, e Aline Mara Fernandes, gerente nacional do PISA/INEP.

No infográfico abaixo, confira os principais pontos levantados pelos especialistas ao longo do debate.

Para assistir ao webinário Nativos digitais e as competências para o uso responsável da tecnologia na íntegra e conhecer a programação completa da série de debates, clique aqui.

O PISA

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) é um estudo comparativo internacional realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Fornece informações sobre o desempenho dos estudantes na faixa etária dos 15 anos. Os resultados permitem que cada país avalie os conhecimentos e as habilidades de seus estudantes, além de estimular a troca de experiências e práticas entre diferentes territórios e oferecer subsídios para a formulação de políticas públicas que garantam melhora e equidade na educação.

 

Acompanhe a série Webinários sobre avaliação de competências digitais de estudantes

A série “Webinários sobre avaliação de competências digitais de estudantes” foi criada com o objetivo de mobilizar atores estratégicos no fortalecimento da cultura digital na educação pública, por meio da reflexão sobre abordagens avaliativas para competências digitais.

Os temas dos próximos webinários serão:

2º Webinário: Quais competências digitais desenvolver e por que é indispensável avaliá-las?

3º Webinário: Experiências internacionais na avaliação de competências digitais de estudantes

4º Webinário: Pensando um modelo de avaliação de competências digitais de estudantes para o Brasil

Transmissão no canal do Youtube da Fundação. Não perca!


Outras Notícias

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

28/05/2025

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

Docentes dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará contam como incorporaram ferramentas digitais para tornar os conteúdos educacionais mais atrativos, interativos e dinâmicos

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

22/05/2025

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

O AVAMEC, plataforma de aprendizado contínuo do Ministério da Educação (MEC), agregou no seu portfólio 24 cursos da Fundação Telefônica Vivo focados no desenvolvimento de competências digitais para docentes e gestores

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

15/05/2025

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

Com aulas de IA, estudantes criam soluções reais para suas comunidades e se destacam em competições nacionais e internacionais

Pesquisa aponta que apenas 44% das redes estaduais de educação têm disciplinas que abordam cultura e cidadania digital

14/05/2025

Pesquisa aponta que apenas 44% das redes estaduais de educação têm disciplinas que abordam cultura e cidadania digital

Relatório da Safernet mostra que é preciso ampliar oferta de aulas que promovam o uso seguro e consciente da tecnologia nas redes estaduais para atender a BNCC

Competências digitais: a importância do uso qualificado da tecnologia na prática pedagógica

07/05/2025

Competências digitais: a importância do uso qualificado da tecnologia na prática pedagógica

Mais do que a utilização de ferramentas, o desenvolvimento de competências digitais apoia a inserção dos docentes na cultura digital e melhora o processo de ensino e aprendizagem

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

29/04/2025

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

As novidades combinam personalização, aprendizado adaptativo, modelos híbridos e realidade virtual para engajar estudantes e prepará-los para o mundo cada vez mais digital