Conheça a pesquisa "CURRÍCULOS DE COMPUTAÇÃO: Levantamento e Recomendações"

Notícias

21.02.2018
Tempo de leitura: 2 minutos

São Paulo terá espaço de coworking público

Acessa Campus é fruto de parceria da Fundação Telefônica Vivo com o governo do estado e o Centro Paula Souza.

O governo de São Paulo está lançando na capital paulista, com o apoio da Fundação Telefônica Vivo, um projeto piloto de coworking: espaço de trabalho compartilhado inserido no programa de inclusão digital AcessaSP.

O edital do novo projeto, batizado de Acessa Campus, foi lançado pelo governador Geraldo Alckmin no dia 29, data em que esteve reunido com o diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo, Americo Mattar, para a assinatura da parceria.

A primeira unidade vai funcionar no espaço do AcessaSP na Escola Técnica Estadual (ETEC) Parque da Juventude, em Santana, na zona norte de São Paulo. O Centro Paula Souza, autarquia que administra as escolas técnica no estado, também é parceiro na iniciativa.

Mesa com Americo Mattar, presidente da Fundação Telefônica Vivo, o governador Geraldo Alckmin e outras quatro pessoas sentadas

Seleção

Serão selecionadas 80 pessoas para ocupar as salas fechadas de coworking por 10 meses, tendo acesso ao espaço de trabalho, wi-fi e apoio de profissionais das áreas de gestão, marketing e jurídica para o desenvolvimento dos seus projetos de forma gratuita.

Dos selecionados, 60 serão acompanhados pela Fundação Telefônica Vivo por meio da metodologia já testada do programa de empreendedorismo social Pense Grande, recebendo capacitações, assessoria, mentoria, participando de conversas com empreendedores e tendo acesso a diversas ferramentas para ajudar no desenvolvimento do projeto.

Em contrapartida, vão oferecer horas de palestra, treinamento ou consultoria para a comunidade, especialmente para alunos da ETEC.

Inauguração

O primeiro Acessa Campus será inaugurado no final de março, e as inscrições vão até o dia 21 de fevereiro no site da AcessaSP. Podem se inscrever Microempreendedores Individuais (MEI), micro e pequenas empresas, além de pessoas com projetos em desenvolvimento ainda não colocados em prática.

Já estão sendo estudadas Etecs e Fatecs(faculdades públicas de tecnologia de SP) que podem receber a expansão do projeto, com um manual de boas práticas e metodologias criado pela Fundação Telefônica Vivo.

Com 18 anos de funcionamento, o AcessaSP oferece computador e internet grátis para a população e já realizou 97 milhões de atendimentos.


Outras Notícias

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

24/10/2025

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

Ferramentas online ajudam professores a identificar seu nível de maturidade digital e trilhar formações alinhadas à BNCC Computação e às novas diretrizes do CNE

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

03/10/2025

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

Com programas afirmativos e novas políticas, empresas como a Vivo e coletivos impulsionam a presença de mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+ no setor de TI

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

25/09/2025

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

Modalidade conecta escola e realidade profissional, mostrando que é possível construir uma trajetória de futuro com mais oportunidades

Pesquisa inédita apresenta caminhos para a implementação da BNCC Computação

19/09/2025

Pesquisa inédita apresenta caminhos para a implementação da BNCC Computação

Estudo revela que apenas 15% dos estados têm a Computação como componente obrigatório nos currículos e apresenta referências internacionais com recomendações para o Brasil

Novos cursos da plataforma Escolas Conectadas fortalecem competências digitais de educadores

16/09/2025

Novos cursos da plataforma Escolas Conectadas fortalecem competências digitais de educadores

Durante webinário promovido pela Fundação Telefônica Vivo, foram lançadas quatro novas formações gratuitas para professores, alinhadas à BNCC Computação

Tecnologia e matemática na educação são destaques no 9º Congresso da Jeduca

01/09/2025

Tecnologia e matemática na educação são destaques no 9º Congresso da Jeduca

Evento reuniu especialistas para debater IA, redes sociais e novas formas de ensinar matemática no Brasil