Notícias

21.02.2018
Tempo de leitura: 2 minutos

São Paulo terá espaço de coworking público

Acessa Campus é fruto de parceria da Fundação Telefônica Vivo com o governo do estado e o Centro Paula Souza.

O governo de São Paulo está lançando na capital paulista, com o apoio da Fundação Telefônica Vivo, um projeto piloto de coworking: espaço de trabalho compartilhado inserido no programa de inclusão digital AcessaSP.

O edital do novo projeto, batizado de Acessa Campus, foi lançado pelo governador Geraldo Alckmin no dia 29, data em que esteve reunido com o diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo, Americo Mattar, para a assinatura da parceria.

A primeira unidade vai funcionar no espaço do AcessaSP na Escola Técnica Estadual (ETEC) Parque da Juventude, em Santana, na zona norte de São Paulo. O Centro Paula Souza, autarquia que administra as escolas técnica no estado, também é parceiro na iniciativa.

Mesa com Americo Mattar, presidente da Fundação Telefônica Vivo, o governador Geraldo Alckmin e outras quatro pessoas sentadas

Seleção

Serão selecionadas 80 pessoas para ocupar as salas fechadas de coworking por 10 meses, tendo acesso ao espaço de trabalho, wi-fi e apoio de profissionais das áreas de gestão, marketing e jurídica para o desenvolvimento dos seus projetos de forma gratuita.

Dos selecionados, 60 serão acompanhados pela Fundação Telefônica Vivo por meio da metodologia já testada do programa de empreendedorismo social Pense Grande, recebendo capacitações, assessoria, mentoria, participando de conversas com empreendedores e tendo acesso a diversas ferramentas para ajudar no desenvolvimento do projeto.

Em contrapartida, vão oferecer horas de palestra, treinamento ou consultoria para a comunidade, especialmente para alunos da ETEC.

Inauguração

O primeiro Acessa Campus será inaugurado no final de março, e as inscrições vão até o dia 21 de fevereiro no site da AcessaSP. Podem se inscrever Microempreendedores Individuais (MEI), micro e pequenas empresas, além de pessoas com projetos em desenvolvimento ainda não colocados em prática.

Já estão sendo estudadas Etecs e Fatecs(faculdades públicas de tecnologia de SP) que podem receber a expansão do projeto, com um manual de boas práticas e metodologias criado pela Fundação Telefônica Vivo.

Com 18 anos de funcionamento, o AcessaSP oferece computador e internet grátis para a população e já realizou 97 milhões de atendimentos.


Outras Notícias

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

10/06/2025

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

O pesquisador Fábio Campos, do Transformative Learning Technologies Lab, da Universidade de Columbia (EUA), fala dos benefícios e desafios do uso da IA e dá exemplos de como ele pode ser aplicada em sala de aula

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

28/05/2025

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

Docentes dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará contam como incorporaram ferramentas digitais para tornar os conteúdos educacionais mais atrativos, interativos e dinâmicos

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

22/05/2025

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

O AVAMEC, plataforma de aprendizado contínuo do Ministério da Educação (MEC), agregou no seu portfólio 24 cursos da Fundação Telefônica Vivo focados no desenvolvimento de competências digitais para docentes e gestores

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

15/05/2025

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

Com aulas de IA, estudantes criam soluções reais para suas comunidades e se destacam em competições nacionais e internacionais

Pesquisa aponta que apenas 44% das redes estaduais de educação têm disciplinas que abordam cultura e cidadania digital

14/05/2025

Pesquisa aponta que apenas 44% das redes estaduais de educação têm disciplinas que abordam cultura e cidadania digital

Relatório da Safernet mostra que é preciso ampliar oferta de aulas que promovam o uso seguro e consciente da tecnologia nas redes estaduais para atender a BNCC

Competências digitais: a importância do uso qualificado da tecnologia na prática pedagógica

07/05/2025

Competências digitais: a importância do uso qualificado da tecnologia na prática pedagógica

Mais do que a utilização de ferramentas, o desenvolvimento de competências digitais apoia a inserção dos docentes na cultura digital e melhora o processo de ensino e aprendizagem