Notícias

21.02.2018
Tempo de leitura: 2 minutos

São Paulo terá espaço de coworking público

Acessa Campus é fruto de parceria da Fundação Telefônica Vivo com o governo do estado e o Centro Paula Souza.

O governo de São Paulo está lançando na capital paulista, com o apoio da Fundação Telefônica Vivo, um projeto piloto de coworking: espaço de trabalho compartilhado inserido no programa de inclusão digital AcessaSP.

O edital do novo projeto, batizado de Acessa Campus, foi lançado pelo governador Geraldo Alckmin no dia 29, data em que esteve reunido com o diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo, Americo Mattar, para a assinatura da parceria.

A primeira unidade vai funcionar no espaço do AcessaSP na Escola Técnica Estadual (ETEC) Parque da Juventude, em Santana, na zona norte de São Paulo. O Centro Paula Souza, autarquia que administra as escolas técnica no estado, também é parceiro na iniciativa.

Mesa com Americo Mattar, presidente da Fundação Telefônica Vivo, o governador Geraldo Alckmin e outras quatro pessoas sentadas

Seleção

Serão selecionadas 80 pessoas para ocupar as salas fechadas de coworking por 10 meses, tendo acesso ao espaço de trabalho, wi-fi e apoio de profissionais das áreas de gestão, marketing e jurídica para o desenvolvimento dos seus projetos de forma gratuita.

Dos selecionados, 60 serão acompanhados pela Fundação Telefônica Vivo por meio da metodologia já testada do programa de empreendedorismo social Pense Grande, recebendo capacitações, assessoria, mentoria, participando de conversas com empreendedores e tendo acesso a diversas ferramentas para ajudar no desenvolvimento do projeto.

Em contrapartida, vão oferecer horas de palestra, treinamento ou consultoria para a comunidade, especialmente para alunos da ETEC.

Inauguração

O primeiro Acessa Campus será inaugurado no final de março, e as inscrições vão até o dia 21 de fevereiro no site da AcessaSP. Podem se inscrever Microempreendedores Individuais (MEI), micro e pequenas empresas, além de pessoas com projetos em desenvolvimento ainda não colocados em prática.

Já estão sendo estudadas Etecs e Fatecs(faculdades públicas de tecnologia de SP) que podem receber a expansão do projeto, com um manual de boas práticas e metodologias criado pela Fundação Telefônica Vivo.

Com 18 anos de funcionamento, o AcessaSP oferece computador e internet grátis para a população e já realizou 97 milhões de atendimentos.


Outras Notícias

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

25/03/2025

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

Numa área majoritariamente masculina, três vozes femininas detalham o caminho que escolheram para vencer os desafios profissionais, conquistar espaço e motivar mais mulheres

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

14/03/2025

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

Para o especialista Albino Szesz, infraestrutura, recursos, formação e mobilização são a base para uma educação que alia inovação e inclusão, tendo o professor como principal agente dessa transformação

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

06/03/2025

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

Diante de ampla oferta de plataformas, recursos e aplicações, especialistas indicam as ferramentas de IA mais adequadas e confiáveis para uso em sala de aula

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

27/02/2025

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

Presente na BNCC Computação, é um dos eixos que norteiam as diretrizes para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a resolução de problemas e a compreensão do mundo digital

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

14/02/2025

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

Alinhado aos objetivos educacionais, o aparelho pode ser um importante aliado nos processos de ensino e aprendizagem

Maratonas acadêmicas impulsionam o desenvolvimento dos estudantes em tecnologia

31/01/2025

Maratonas acadêmicas impulsionam o desenvolvimento dos estudantes em tecnologia

Desafio dos Dados, iniciativa do Programa Pense Grande Tech, da Fundação Telefônica Vivo, chega à sua 3ª edição e impacta mais de 500 estudantes de redes públicas

.
Menu para dispositivos móveis