Vídeos trazem iniciativas de escolas apoiadas pelo projeto Inova Escola, da Fundação Telefônica Vivo
Vídeos trazem iniciativas de escolas apoiadas pelo projeto Inova Escola, da Fundação Telefônica Vivo
A Fundação Telefônica Vivo lança a websérie Inova Escola, com vídeos sobre iniciativas de escolas de diferentes regiões do Brasil participantes do seu projeto de mesmo nome, desenvolvido desde 2013.
O projeto apoia seis instituições, localizadas em zonas rurais e urbanas, que têm em comum o uso de tecnologias digitais com metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem.
Serão sete vídeos, de cerca de cinco minutos cada, que mostram o que as escolas apoiadas pela Fundação vêm desenvolvendo para tornar o aprendizado mais dinâmico, interessante e atraente para os estudantes.
O primeiro episódio foi ao ar no dia 23 de março. Assim como os demais, traz depoimentos dos envolvidos e pode ser acessado na página do youtube da Fundação.
As escolas retratadas enfrentam realidades e desafios próprios. A Presidente Campos Salles, da região de Heliópolis, em São Paulo, exemplifica a importância da gestão escolar. Na outra ponta, agora no Rio de Janeiro, a Escola Municipal André Urani, localizada na comunidade da Rocinha, reflete o valor da formação de professores.
A EMEF Desembargador Amorim Lima, também na capital paulista, mostra o potencial de trabalhar por projetos e sair do senso comum, com aulas em grandes salões em vez de salas tradicionais.
Em Viamão, Rio Grande do Sul, a EMEF Zeferino Lopes mostra como uma escola rural pode desenvolver habilidades de programação e robótica com os alunos. O mesmo acontece com a Escola Municipal Manoel Domingos, da zona rural de Vitória de Santo Antão, interior de Pernambuco, que usa a tecnologia para oferecer um leque de oportunidades a alunos que não teriam acesso a essas ferramentas fora do ambiente escolar.
Por fim, a EMEF Maria Luiza Fornasier Franzin, localizada em Águas de São Pedro, interior de São Paulo, conta sua experiência de envolvimento da comunidade no processo de aprendizagem e de formação de cidadãos para além do vestibular.
Apesar das diferenças de perfil e localização, todas as escolas são exemplos da importância da personalização do ensino para cada tipo de aluno, bem como do papel do professor como facilitador. Representam também o apoio aos estudantes para que encontrem projetos de vida, podendo se dedicar a eles por meio da educação, tanto nos ambientes tradicionais como em novos espaços.
https://www.youtube.com/watch?v=6cZ82WRGE4g
A Fundação Telefônica Vivo trabalha com o conceito de inovação educativa com o objetivo de reinventar a Educação Básica, alinhada à tendência mundial de investimento em modelos inovadores de escolas para o século XXI.
A websérie Inova Escola visa ampliar esse conceito entre educadores e inspirá-los a aplicarem em suas comunidades educacionais.