Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Separamos os influenciadores e perfis de iniciativas que vão te inspirar a criar seu próprio negócio e dar dicas incríveis para você empreender!

O Instagram é uma ferramenta importante para quem pretende empreender. A rede social tem atingido pontos positivos entre usuários que decidem abrir seu próprio negócio, especialmente no Brasil. Por aqui, 50 milhões de pessoas usam a rede social diariamente, colocando o país na segunda posição de usuários no ranking mundial, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Segundo o próprio Instagram, em 2017 havia 700 milhões de usuários e em 2018 esse número saltou para 1 bilhão. Entre perfis comerciais, são quase 20 milhões e 2,5 milhões de anunciantes em todo mundo. De acordo, com dados do Instagram, 85% dos usuários seguem um perfil comercial.

Pesquisa recente do Sebrae mostrou que, em média, o Instagram acumula 1,5 bilhões de curtidas por dia: 15 vezes mais interativo do que o Facebook. Outro dado que chama atenção é o fato dos usuários passarem 4 horas por mês na plataforma, que recebe mais de 60 milhões de fotos por dia.

Uma funcionalidade importante para quem empreende é que, a cada 15 dias, a rede social lança algum efeito ou função diferenciada, como novos elementos, filtros temáticos e adesivos. Para quem possui um negócio próprio, é uma ótima oportunidade de interagir com o público..

Você está usando o Instagram a favor do seu negócio? Selecionamos 10 perfis que você pode seguir na rede social para se inspirar. Confira!

Imagem do perfil Fábrica de Mentes no Instagram

Fábrica de Mentes | @fabricadementes

O perfil conta com mais de 900 mil seguidores e dialoga com jovens entre 25 e 34 anos que estão buscando criar seus empreendimentos com objetivo de mudar suas realidades e o mundo. O foco do conteúdo da página são mensagens reflexivas. O fundador Felipe Moller, empreendedor com mais de 30 mil seguidores, é também criador de vídeos e divulga um conteúdo novo toda segunda-feira para a plataforma. Além disso, Felipe promove lives, responde dúvidas dos seguidores via story e promove podcasts sobre empreendedorismo com objetivo de motivar e ajudar pessoas.

Imagem do perfil Rede Mulher Empreendedora no Instagram

Rede Mulher Empreendedora | @rede_mulher_empreendedora

Idealizada em 2010, a Rede Mulher Empreendedora, surgiu quando a idealizadora Ana Lúcia Fontes, com 15 mil seguidores, teve a ideia de criar um blog sobre os medos, as dúvidas e as dificuldades do empreendedorismo feminino. Hoje, o projeto se tornou a maior plataforma de apoio ao empreendedorismo feminino do Brasil e tem como propósito empoderar empreendedoras economicamente, garantindo independência financeira e de decisão sobre seus negócios e suas vidas. No Instagram, o perfil mostra projetos especiais, ideias para buscar recursos, capacitação, conteúdos especiais para quem empreende, eventos relevantes. Além disso, promove lives e utiliza os stories para mostrar eventos ao redor do país.

Imagem do perfil Preta e Acadêmica no Instagram

Preta e Acadêmica | @pretaeacademica

Com mais de 60 mil seguidores, o coletivo aborda temas relacionadas à academia, pesquisa científica, políticas públicas educacionais e suas interfaces com mulheres negras desses espaços. Nos posts do Instagram o foco é dar visibilidade aos inúmeros casos de racismo nas instituições de ensino e propor uma forma de combate e resistência às opressões nos mais diferentes espaços sociais. As criadoras participam de palestras e dão cursos de formação em diferentes setores, buscando fomentar a discussão sobre racismo e as desigualdades que atingem a população negra no Brasil. São divulgadas diversas produções de mulheres negras no país e em outros lugares do mundo como forma de inspiração para os seguidores.

Imagem do perfil Mulheres Artistas no Instagram

Mulheres Artistas | @mlhrsartistas

A ilustradora Ana Paulo Maich criou o perfil para dar visibilidade à produção artística de mulheres de todo o mundo, com foco para artistas brasileiras. O perfil apresenta diversas mulheres que vivem das próprias artes e que podem inspirar em diversos aspectos, como na organização das redes sociais e nas formas de lucrar com as obras feitas e apresentadas. Nas legendas, é sempre possível encontrar o nome e o @ de cada artista.

Imagem do perfil Gerando Falcões no Instagram

Gerando Falcões | @gerandofalcoes

O perfil é criado pelo empreendedor Eduardo Lyra, nascido na periferia de São Paulo, que resolveu se dedicar a melhorar a vida de crianças que passam pelas mesmas dificuldades que ele enfrentou na infância. A página soma mais de 70 mil seguidores e utiliza muitos vídeos para contar histórias de pessoas que estão fazendo a diferença por meio do empreendedorismo social. Cerca de 30 mil estudantes têm sido impactados pelas ações do projeto. Ele tem como meta central promover o protagonismo dos jovens e fortalecê-los enquanto motores da transformação da sociedade. Eduardo soma mais de 50 mil seguidores e usa seu Instagram para mostrar as atividades do Gerando Falcões.

Imagem do perfil Branding Lab no Instagram

Branding Lab | @branding.lab

Criado pela gerente de marketing e blogueira Ellen Medeiros, acumula mais de 37 mil seguidores e tem como pilares dos conteúdos a criatividade, o propósito e o branding: um conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca. A autora do perfil dá dicas práticas de como posicionar uma marca no mercado e também de filmes, séries e outras artes que podem impulsionar o lado empreendedor. Ellen também utiliza os stories e lives para responder perguntas dos seguidores.

Imagem do perfil Mente Empreendedora no Instagram

Mente Empreendora | @menteempreendedora

Fundado por John Pinheiro, o perfil já conta com mais de 1 milhão de seguidores. As dicas para os empreendedores são úteis para quem busca inspiração e motivação diária para administrar seu próprio negócio. Para isso, o perfil utiliza frases impactantes, promove lives (vídeos ao vivo) com empreendedores que já estão com seus negócios consolidados, além de dicas de leituras e conselhos para quem pretende dar os primeiros passos com o próprio negócio.

Imagem do perfil Desabafo Social no Instagram

Desabafo Social | @desabafosocial

O projeto mapeia assuntos sobre sociedades, culturas e oferece dicas de livros, séries, eventos e bate-papos com convidados. Para abordar diferentes narrativas, o perfil dispõe de entrevistas com empreendedores e líderes, traçando o perfil de iniciativas que realmente estão gerando impacto social nos dias de hoje e com reflexo no futuro. Uma das idealizadoras e sócias do projeto, a empreendedora Monique Evelle, que tem mais de 30 mil seguidores, fala sobre diferentes negócios da comunicação, educação e empreendedorismo sustentável.

Imagem do perfil Feira Preta no Instagram

Feira Preta | @feirapretaoficial

O projeto é um conjunto de iniciativas colaborativas que reforçam a identidade afro-brasileira e estimulam o empreendedorismo étnico na economia nacional. O evento nasceu em 2002 como uma feira de produtos de empreendedores negros. Hoje, é um festival que apresenta conteúdos, produtos e serviços que representam o que há de mais inovador na criatividade negra em diferentes segmentos. No Instagram, o perfil mostra casos de empreendedores, traz oportunidades para quem está começando um negócio e fala sobre projetos de empreendedorismo e ações realizadas por empreendedores negros.

Imagem do perfil Empreendoteca no Instagram

Empreendoteca | @empreendoteca

O perfil conta com 160 mil seguidores e faz uma apanhado de dicas sobre otimização de tempo, conectividade, sucesso, insights e frases inspiradoras. Os conteúdos falam também sobre mercado brasileiro para o empreendedorismo e abordam dicas para quem pretende dar os primeiros passos rumo à criação do próprio negócio ou para quem já está nessa jornada.

10 perfis de empreendedorismo que você precisa seguir no Instagram
10 perfis de empreendedorismo que você precisa seguir no Instagram