Informe Social 2025: inclusão digital como chave para a equidade na educação pública.

Notícias

21.09.2016
Tempo de leitura: 4 minutos

Circuito R.I.A. 2016 promove game inovador e cooperativo

Dinâmica aconteceu na quarta edição do evento promovido pela Fundação Telefônica Vivo no Museu Catavento em SP

Dinâmica aconteceu na quarta edição do evento promovido pela Fundação Telefônica Vivo no Museu Catavento, em São Paulo

E se eu dissesse que construir o mundo dos nossos sonhos pode ser rápido, divertido e que não precisamos colocar a mão no bolso?” Foi com essa provocação que Edgard Gouveia, mestre de cerimônias do Circuito R.I.A. – maratona de Reflexão, Interação e Ação sobre cultura digital, iniciou sua conversa com o público no museu Catavento, em São Paulo (SP).

Edgard, que é arquiteto de formação e especialista em projetos de protagonismo juvenil, relembrou alguns momentos marcantes da sua infância e contou como praticar esportes coletivos o ajudou a conhecer e a gostar do ser humano. “Aos 16 anos percebi algo que é inato a todos os seres humanos: cuidar do mundo e celebrar a vida”.

Para comprovar sua afirmação, Edgard propôs uma brincadeira para a plateia, na qual todos tinham que se levantar e tocar pessoas próximas com as mãos, os pés e até com a cabeça. Depois do momento de descontração, lançou o desafio: “Nosso convite hoje é para que usem a empatia, a conexão e o protagonismo para enfrentarem os problemas, pois juntos podemos fazer coisas impossíveis. E se utilizarmos este poder coletivo para as causas que a gente tem no mundo?”.

A proposta foi apenas um aperitivo do que estava por vir: uma tarde inteira repleta de interação com um objetivo final: desenvolver o potencial de cada indivíduo e criar um plano em comum que pudesse melhorar a realidade em que vivemos.

Dinâmica X-R.I.A.

Imagine um universo paralelo onde você pode criar uma Liga de Justiça, montar seu próprio time de super-heróis e ajudar a salvar o mundo? Esta foi a proposta da Dinâmica X-R.I.A. Conduzidos por Edgard Gouveia, os participantes foram divididos em 12 grupos e escolheram os temas que seriam suas bandeiras durante todo o evento.

E para ajudar no desafio, 12 “X-PERTS” foram eleitos como mentores dos grupos e tiverem suas potencialidades transformadas em “superpoderes”: Bruno Capão, Dale Stephens, Diego Reeberg, Djamila Ribeiro, Fernanda Cabral, Monique Evelle, Pedrinho Fonseca e o professor Isidro foram os convidados para a tarefa e aprovaram o formato dinâmico e inovador do evento.

“O grande ponto é estar ao lado das pessoas e não em cima de um palco, falando de cima para baixo. Estou aprendendo muito hoje e tenho a oportunidade de agregar nas discussões”, observou o administrador e cofundador do Catarse, Diego Reeberg.

Monique Evelle, fundadora do Desabafo Social, concordou com Diego. “Adorei a ideia do evento. Aqui o jogo se confunde com a vida real e mais do que estar nas redes sociais, as pessoas têm a possiblidade de perguntar diretamente a mim, ouvir minha opinião ao vivo e isso traz muito proximidade.”

Já o empreendedor social Bruno Capão foi além na reflexão do seu papel como mentor, traçando um paralelo com a vida real. “Acredito que a mentoria também se faz diariamente, na rua e nas comunidades. Um ambiente de interação como este hoje, ou ainda a própria internet, proporcionam uma troca de ideias que tornam os movimentos mais potentes, mas no final das contas, são apenas meios para que as coisas possam acontecer no campo.”

Envelhecer feliz; igualdade social; cultura digital/tecnologia; desenvolvimento sociocultural, feminismo; educação; gentileza; moradia, padrão de beleza/autoestima; startup; moradia e fim da violência contra os animais. Estes foram os temas escolhidos pelos grupos, que distribuídos em diferentes atribuições, cumpriram tarefas pré-estipuladas como criar um diário de bordo, traçar objetivos mensuráveis para as causas escolhidas e até montar um modelo de negócios que pudesse contribuir com a grande missão.

“As pessoas foram chamadas para pensar, criar e entender como solucionarem um problema, além da dinâmica provocar ações práticas, algo que vamos levar para fora daqui.”, ressaltou a consultora Fernand Gaspar, que fez parte de um dos grupos.

Criar sua própria jornada do herói, compartilhar experiências, colocar ideias em práticas e exercer o poder da empatia, acima de tudo, foram algumas das mensagens da Dinâmica X-R.I.A. Uma experiência inesquecível e enriquecedora para os participantes que estiveram no evento no dia de hoje, que ainda saíram com a expectativa de que tenha sido apenas o início de ideias para transformações no mundo real.

 


Outras Notícias

10 bibliotecas digitais gratuitas para usar na escola

19/06/2026

10 bibliotecas digitais gratuitas para usar na escola

Saiba como usar bibliotecas digitais gratuitas em sala de aula e por que a mediação do educador é essencial para a aprendizagem e leitura

Informe Social 2025: Fundação Telefônica Vivo impacta 2,2 milhões de estudantes da rede pública

17/06/2026

Informe Social 2025: Fundação Telefônica Vivo impacta 2,2 milhões de estudantes da rede pública

Relatório reúne principais resultados, iniciativas e aprendizados do ano, com foco no fortalecimento da educação pública por meio do uso qualificado da tecnologia

Kits tecnológicos ampliam acesso à educação digital e fortalecem aprendizagem em escolas públicas do Nordeste 

11/06/2026

Kits tecnológicos ampliam acesso à educação digital e fortalecem aprendizagem em escolas públicas do Nordeste 

Maletas com notebook, roteador, tablets e headphones chegam a escolas públicas por meio de uma parceria global entre American Tower e ProFuturo, que combina infraestrutura, tecnologia e formação docente para fortalecer a aprendizagem em matemática 

Além da técnica: como a EPT prepara jovens para as competências mais demandadas pelo mercado

02/06/2026

Além da técnica: como a EPT prepara jovens para as competências mais demandadas pelo mercado

Das 10 habilidades mais exigidas pelos empregadores, 5 são soft skills como criatividade e resiliência, aponta pesquisa realizada pelo Fórum Econômico Mundial; EPT se destaca ao combinar aprendizado técnico e interpessoal

Dia dos Voluntários mobiliza mais de 10 mil colaboradores e beneficia 52 instituições em todo o Brasil

29/05/2026

Dia dos Voluntários mobiliza mais de 10 mil colaboradores e beneficia 52 instituições em todo o Brasil

Uma das maiores iniciativas corporativas no país, o Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo mobilizou ações simultâneas em 37 cidades, atendendo mais de 46 mil pessoas

Polos tecnológicos crescem e impulsionam demanda por formação técnica no Brasil

20/05/2026

Polos tecnológicos crescem e impulsionam demanda por formação técnica no Brasil

País já conta com 113 ecossistemas de inovação que conectam universidades e empresas em todas as regiões, gerando faturamento de R$ 15 bilhões e milhares de empregos