Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Projetos contemplados trabalham com ações de desenvolvimento social em prol dos direitos da criança, adolescente e idoso.

Na imagem, um idoso está com uma criança no colo, que segura um tablete nas mãos.

Anualmente, a Fundação Telefônica Vivo abre um edital para selecionar iniciativas da sociedade civil, comprometidas com a formação empreendedora, inovação educativa, tecnologia digital e envelhecimento ativo, que, de alguma forma, trabalhem para reduzir as violações aos direitos humanos.

O edital Apoio aos Fundos dos Direitos da Criança, Adolescente e Idoso faz parte das Leis de Incentivo, e permite que empresas privadas tributadas pelo lucro real, como é o caso do Grupo Telefônica, destinem recursos dedutíveis do imposto de renda para projetos sociais na área dos Direitos da Criança e do Adolescente (ECA Lei nº 8.069/90 e Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741/03).

No dia 20 de julho de 2018 as inscrições dos projetos para o último edital foram encerradas.  Todas as iniciativas foram analisadas em duas etapas: a técnica, realizada pela equipe do Apoio aos Fundos, e a de curadoria, realizada pelo Comitê Curador da Fundação Telefônica Vivo.

Conheça agora os projetos aprovados, que poderão contribuir de forma efetiva no combate à violação dos direitos da criança, do adolescente e do idoso.

Instituto VIS Foundation Brasil
Lei:  FIA – Fundo Municipal de Atendimento à Criança e ao Adolescente
Projeto: A VIS Foundation está localizada na periferia da cidade de Itapecerica da Serra, na grande São Paulo, e compromete-se com a direção do Colégio Mão Amiga, criando centros de desenvolvimento com espaços esportivo, laboratórios, áreas de convivência para os familiares. Além disso, promove o ensino da Educação Infantil até o Ensino Fundamental e a organização de atividades culturais, sociais e formação de voluntários.

Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo de Campina da Lagoa
Lei: IDOSO – Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Campina da Lagoa
Projeto: O projeto visa integrar e amparar os residentes do Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo em Campina da Lagoa, no Paraná. Os idosos acolhidos, em sua maioria, não tem acesso à bens materiais essenciais e recebem doações de produtos como sabão em pó, detergente, água sanitária.

Instituto de Tecnologia Social – ITS Brasil
Lei: IDOSO – Fundo Estadual do Idoso
Projeto: O ITS Brasil tem como principal objetivo de atuação integrar a sociedade brasileira com a ciência, tecnologia, inovação e inclusão social. O projeto selecionado, Emprego Apoiado, compromete-se a oferecer capacitação e treinamento para (re) inserção da pessoa idosa no mercado de trabalho do município de São Paulo.

Lar Vicentino São José – Obra Unida da Sociedade de São Vicente de Paulo
Lei: IDOSO – Fundo Municipal da Pessoa Idosa do Município de São João da Boa Vista
Projeto: A organização da sociedade do município de São João da Boa Vista, localizada no estado de São Paulo, elaborou um projeto para a construção de um espaço de inovação e qualidade de vida no ambiente do lar de acolhimento, contribuindo para o envelhecimento ativo.

Instituto Tellus
Lei: FIAFundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo
Projeto:
O Área 21 é um projeto do Instituto Tellus, localizado em São Paulo. A iniciativa oferece cursos de educação profissional inovadora para jovens e formação de educadores, contando com um espaço flexível e adaptável de trabalho, com tecnologia digital.

Hospital Pequeno Príncipe
Lei: FIA – Fundo Municipal para Criança e o Adolescente – FMCA
Projeto:  O Hospital Pequeno Príncipe, localizado em Curitiba-RS, é o maior hospital exclusivamente pediátrico e é reconhecido pelo atendimento humanizado. A instituição engajou-se com uma série de políticas públicas e ações voltadas para a causa da saúde infantojuvenil ao longo de 100 anos de atuação. O projeto Para Mais de 100 anos pretende fortalecer os programas de assistência.

Associação Veranense de Assistência em Saúde
Lei: IDOSO – Fundo Municipal do Idoso
Projeto: A AVAES é formada por um grupo de voluntários, membros da sociedade do município de Veranópolis-RS que é responsável por assegurar a manutenção do Hospital São Peregrino Lazziozi, uma instituição filantrópica comprometida com a saúde da região. O projeto Envelhecendo com Saúde  faz parte de uma das iniciativas do HCSPL para oferecer suporte à população de terceira idade.

Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves
Lei: FIA – Fundo Municipal da Criança e Adolescente
Projeto: A CFR-PTN recebe apoio da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e oferece educação profissional de qualidade a jovens do campo, estimulando a contribuição para o desenvolvimento da comunidade local e a permanência deles na agricultura familiar. O objetivo do projeto é garantir o acesso às inovações, formação técnica e continuada e a promoção de cidadania para adolescentes de áreas rurais.

ITEVA – Instituto Tecnológico e Vocacional Avançado
Lei: IDOSO – Fundo Municipal para os Direitos do Idoso
Projeto: O ITEVA é uma organização social sem fins lucrativos, que atua com desenvolvimento humano e profissional de jovens de escolas públicas no município de Aquiraz, no Ceará. Embora tenha comprometimento com essa frente, engloba diversas áreas de inovação tecnológica e científica. O Construcom será dedicado aos idosos da região, e se compromete em construir, de maneira sustentável, moradias e espaços de convivência.

COMVIVA – Centro de Educação Popular Comunidade Viva
Lei: FIA – Fundo Municipal da Criança e Adolescente de Caruaru
Projeto:O COMVIVA atua na cidade de Caruaru-PE há cerca de 28 anos e oferece espaços educativos, atividades socioculturais e formação para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O projeto Tecendo Saberes na Rede da Vida se compromete a ampliar esse trabalho, oferecendo oportunidades para a transformação da comunidade local.

CEPA – Centro de Educação Popular Assunção
Lei: FIA – Fundo Municipal da Criança e Adolescente de Caruaru
Projeto: O CEPA atende uma comunidade na periferia da cidade de Caruaru-PE, promovendo oficinas, atividades extracurriculares, atendimento psicológico e programas socioeducativos. O projeto inscrito pretende usar a tecnologia para aprimorar práticas educativas inovadoras com o objetivo de atuar na prevenção ao Abuso e Exploração Sexual infantil na região.

Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do HCFMRP-USP
Lei: IDOSO – Fundo Estadual do Idoso
Projeto: A FAEPA está vinculada ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, em São Paulo, e se configura como entidade administrativa e de estímulo a pesquisadores, oferecendo bolsa-auxílio, estágios e estudos continuados aos colaboradores da Fundação. O projeto inscrito propõe criar atividades para fortalecer a família, com subsídios e instrução para o cuidado de longo prazo com o idoso.

Instituto Tellus
Lei: IDOSO – Fundo Estadual do Idoso
Projeto: Especializado na formação inovadora de jovens e educadores, o Instituto Tellus oferece agora uma proposta voltada para os idosos, o Núcleo Melhor Idade. O objetivo é incentivar o uso de tecnologias que permitam a autonomia e a inserção da população de terceira idade em atividades empreendedoras.

Associação de Idosos Sempre Feliz
Lei:
IDOSO – Fundo Municipal do Idoso
Projeto: A Associação de Idosos Sempre Feliz atua no Município Sul Brasil- SC e se compromete em trabalhar a inclusão digital para a terceira idade, com o objetivo de promover um envelhecimento ativo dos idosos acolhidos.

Associação Beneficente Casa de Amparo Mão de Deus
Lei:
IDOSO – Fundo Municipal do Idoso
Projeto: O projeto Envelhecimento Jovem existe na Associação Beneficente Casa de Amparo Mão de Deus desde 2013 e se propõe a oferecer um ambiente de constante estímulo mental e social, reunindo uma equipe multidisciplinar para garantir maior autonomia, liberdade e atividades inovadoras para a terceira idade.

Projeto Casulo
Lei: Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – FUMCAD
Projeto:
O Casulo atua com crianças, adolescentes e famílias das comunidades do Real Parque e Jardim Panorama, na Zona Sul de São Paulo, oferecendo atividades socioeducativas voltadas para o trabalho e integração comunitária. O empreendedorismo jovem é uma das frentes que determinará o projeto inscrito, explorando linguagens diferenciadas dos processos de comunicação (jornal, rádio, tv, internet).

Associação Santa Fé
Lei:
Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – FUMCAD
Projeto:
A Santa Fé reúne uma rede de 50 colaboradores multidisciplinares que oferecem acolhimento para crianças, adolescentes e as famílias responsáveis. Mães jovens e que sofreram violência doméstica recebem acolhimento, atendimento, formação e são acompanhadas para garantir efetiva emancipação e autonomia.

IPTI – Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação
Lei:
Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santa Luzia do Itanhy
Projeto: O IPTI é uma instituição privada que surgiu em São Paulo, mas transferiu sua sede para o município sergipano de Santa Luzia Itanhy, sendo reconhecida como organização social pelo governo do estado. O objetivo da atuação envolve o desenvolvimento de soluções integradas entre tecnologia e processos humanos. O projeto CLOC Robótica estrutura um núcleo de programação computacional e seleciona alunos da comunidade para participar.

APAE – associação de pais e amigos dos excepcionais de Mogi das Cruzes
Lei:
Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo
Projeto:
A APAE é uma organização localizada em Mogi das Cruzes- SP e atende gratuitamente pessoas com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista. Construindo um centro de assistência social, atua no apoio à família, ao esporte e a cultura. O projeto inscrito propõe levar tecnologia assistiva, voltada para a integração das pessoas com deficiência com a inovação digital.

Casa Jesus Amor e Caridade
Lei: Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo
Projeto: A instituição propõe incluir as crianças e adolescentes com deficiência intelectual e física, atendidas pelo centro pedagógico especializado, em um programa de Tecnologia Assistiva. Essas ferramentas serão integradas às oficinas de artes, teatro e música, cursos de capacitação profissional, realizadas com jovens de 14 a 24 anos.

Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social – INDES
Lei: Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo
Projeto: O INDES assume a frente de projetos na área da Assistência Social, englobando educação, saúde, direitos humanos, meio ambiente e geração de emprego e renda voltados para as comunidades em que atua. O projeto CEFI pretende integrar os programas já desenvolvidos para formar um Centro de Formação Integral para jovens e promover oportunidades de capacitação.

Fundação Pio XII
Lei: IDOSO – Fundo Municipal do Idoso
Projeto: A Fundação Pio XII apoia as atividades do Hospital do Câncer na cidade de Barretos-SP. Com forte mobilização da comunidade e a participação financeira governamental, a instituição tem como missão atender gratuitamente os pacientes com câncer e ser referência em atendimento humanizado. O projeto inscrito pretende utilizar as pesquisas e conhecimento para aprimorar o amparo aos idosos atendidos.

Instituto Ser Amado
Lei: IDOSO – Fundo Municipal da Pessoa Idosa do Município de Fortaleza
Projeto: O Instituto Ser Amado, localizado em Fortaleza é um centro de assistência social que promove atividades socioculturais para incentivar a participação da comunidade. O projeto Crescendo Ativamente Juntos volta essas atividades especialmente para idosos.

ITEVA – Instituto Tecnológico e Vocacional Avançado
Lei: Fundo Municipal para os Direitos da Criança e do Adolescente
Projeto: O Programa Midiacom do Instituto Tecnológico e Vocacional Avançado começou como um projeto de capacitação de estudantes das escolas públicas do município de  Aquiraz-CE. Os resultados incentivaram a criação de um programa que já capacitou mais dois mil adolescentes e jovens, permitindo ingresso na faculdade e mercado de trabalho.

Para saber mais sobre o Apoio aos Fundos e as iniciativas sociais priorizadas pelos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente e pelo Conselho dos Direitos do Idoso, acesse a página oficial do edital.

Conheça as iniciativas selecionadas para Edital dos Direitos da Criança, Adolescente e Idoso
Conheça as iniciativas selecionadas para Edital dos Direitos da Criança, Adolescente e Idoso