Informe Social 2025: inclusão digital como chave para a equidade na educação pública.
Notícias
03.04.2017
Tempo de leitura: 3 minutos

Consultoria Sprint leva inovações a ONGs

Desenvolvido pela ASID Brasil, o método convida voluntários a realizarem atendimentos em gestão financeira, captação de recursos, marketing e liderança

Desenvolvido pela ASID Brasil, o método convida voluntários a realizarem atendimentos em gestão financeira, captação de recursos, marketing e liderança
Foi inspirado na história de vida de sua irmã Laura, com síndrome de Down e autismo, que Alexandre Schmidt de Amorim fundou a ASID Brasil – Ação Social para Igualdade das Diferenças, em 2008. A ideia do administrador de empresas era criar um projeto voltado para ONGs que atendem pessoas com deficiência física, dando ferramentas para elas explorarem suas potencialidades e conseguirem se desenvolver, gerando maior impacto.
Para alcançar o resultado, a ASID reúne voluntários que atuam profissionalmente em diversas áreas, como gestão financeira, captação de recursos, marketing e liderança para compartilharem seus conhecimentos e identificarem a principais necessidades e oportunidades para as organizações. “A expectativa do programa é que esses voluntários tragam inovações e utilizem seus conhecimentos e expertises para aperfeiçoar o trabalho das ONGs em longo prazo, tornando-as mais sustentáveis” diz Alexandre.

A ASID conta, desde sua fundação, com uma rede de 2.300 voluntários. Hoje, a instituição atua em cerca de 120 ONGs, localizadas, principalmente, no Paraná, em Santa Catarina e São Paulo.
Em 2016, a ASID Brasil desenvolveu o conceito Consultoria Sprint, na qual todo o atendimento ocorre durante um único dia. “É uma consultoria intensa e rápida, mas muito eficiente. Ela foi aplicada em três ONGs no Dia do Voluntariado Telefônica, reunindo 55 voluntários.”
Segundo Alexandre, a Consultoria Sprint dá outro aspecto ao voluntariado. “Claro que a colaboração em estrutura física, por exemplo, é muito importante, mas desta forma os voluntários podem gerar um impacto mais sistêmico e sustentável, gerando mudanças na estrutura da instituição. É um legado”, comemora o fundador da ASID, que acompanha as instituições após a consultoria, para garantir que elas façam bom uso do que foi implementado.

caption id=”” align=”aligncenter” width=”736″

Imagem mostra voluntários da Telefonica no DTV

No Dia dos Voluntários de 2016, a Consultoria Sprint atuou em parceria com os voluntários do Grupo Telefônica nas ONGs 29 de Março, Escola Alternativa e Lar Moisés, todas em Curitiba

/caption

Alguns bons resultados das consultorias realizadas são planilhas financeiras, desenvolvidas por voluntários que são profissionais sêniores de finanças em empresas, por exemplo, além de estratégias de comunicação.
“Localizada em uma rodovia muito grande, uma ONG não era conhecida no bairro onde estava localizada. Os voluntários convidaram um grafiteiro para pintar todo o muro e colocaram o nome da instituição. Depois disso, o relacionamento com a comunidade melhorou muito”, conta Alexandre. “É uma experiência rica para quem doa e para quem recebe”, conlui Alexandre.
 

Leia mais

Metodologia ensina como transformar os projetos voluntários em ações mais eficientes

Legado do Dia dos Voluntários: a história de transformação da Chácara das Flores


Outras Notícias

O que é microlearning e por que a metodologia vem ganhando espaço no contexto educacional

04/09/2026

O que é microlearning e por que a metodologia vem ganhando espaço no contexto educacional

Por meio de recursos como vídeos curtos, quizzes e podcasts, microlearning ou microaprendizagem tem se consolidado como uma abordagem pedagógica intencional, alinhada às demandas dos estudantes contemporâneos, ao promover experiências de aprendizagem mais flexíveis, acessíveis e significativas

Enem: 5 aplicativos gratuitos que professores podem indicar para apoiar a preparação dos estudantes

27/08/2026

Enem: 5 aplicativos gratuitos que professores podem indicar para apoiar a preparação dos estudantes

Saiba como a tecnologia pode fortalecer a aprendizagem, complementar o trabalho pedagógico e contribuir para o desenvolvimento de competências digitais

Educação midiática: conheça estratégias para combater fake news na escola

24/08/2026

Educação midiática: conheça estratégias para combater fake news na escola

De memes e vídeos virais a conteúdos gerados por inteligência artificial, especialistas explicam como transformar o ambiente digital em uma oportunidade de aprendizagem e formação cidadã

Entre a escola e o mundo do trabalho: os caminhos que a EPT abre para os jovens

18/08/2026

Entre a escola e o mundo do trabalho: os caminhos que a EPT abre para os jovens

No Dia do Estagiário, histórias de estudantes e egressos mostram como a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) contribui para a inserção no mundo do trabalho, o acesso ao Ensino Superior e a construção de projetos de vida.

Dia do Estudante: preparar os jovens para a era da inteligência artificial é um desafio da educação

11/08/2026

Dia do Estudante: preparar os jovens para a era da inteligência artificial é um desafio da educação

Mais do que aprender a usar ferramentas digitais, estudantes precisam desenvolver pensamento crítico, criatividade e competências para atuar em uma sociedade cada vez mais influenciada pela inteligência artificial.

Como tecnologia, IA e formação docente fortalecem a recomposição da aprendizagem

31/07/2026

Como tecnologia, IA e formação docente fortalecem a recomposição da aprendizagem

Plataformas adaptativas, análise de dados e inteligência artificial ajudam professores e gestores a identificar lacunas de aprendizagem e personalizar estratégias para apoiar estudantes