Informe Social 2025: inclusão digital como chave para a equidade na educação pública.

Notícias

24.01.2023
Tempo de leitura: 6 minutos

Dia Internacional da Educação: a tecnologia já faz parte do seu processo pedagógico?

Neste Dia Internacional da Educação, responda um quiz sobre o uso de tecnologia no processo de ensino-aprendizagem

Professora utiliza tablet em suas práticas pedagógicas.

No Brasil, oito em cada dez gestores escolares consideram que o uso das tecnologias digitais pode melhorar a qualidade da educação brasileira e promover equidade, além de impactar positivamente os processos de ensino e aprendizagem. É isso o que mostra o relatório do Guia Edutec.  Neste Dia Internacional da Educação, comemorado em 24 de janeiro, queremos saber o quanto você, professor e professora de escola pública brasileira, já assimilou a tecnologia em seu processo pedagógico.

Por isso, preparamos um quiz para ajudar educadores a entender em que pé estão no processo de inserção de tecnologias na sua atividade profissional. As perguntas consideram a incorporação de recursos e tecnologias digitais relacionadas a seis eixos: prática pedagógica, curadoria de conteúdos, cidadania digital e uso crítico, além de desenvolvimento pessoal e comunidades de aprendizagem.

Estabelecido em 2018 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, o Dia Internacional da Educação tem o intuito de reconhecer o papel fundamental da educação e aumentar a cooperação internacional em prol de sua efetivação.

A atividade foi baseada na ferramenta de Autoavaliação de Competências Digitais de Docentes, lançada pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) em 2019. Até o momento, mais de 117 mil educadores de todo o Brasil já realizaram o diagnóstico.

Os resultados deste quiz para o Dia Internacional da Educação são inspirados em um documento da UNESCO, entendendo que o processo de transformação da educação pelo uso de tecnologias digitais é gradativo.

Vamos começar?

1 – Como e com que frequência você utiliza recursos tecnológicos na sua prática?

2 – De que maneira a tecnologia ajuda você a orientar os processos de ensino e aprendizagem de seus estudantes?

3 – Como você ajuda seus alunos a fazerem a curadoria de conteúdos e de recursos digitais para complementar a experiência da aprendizagem?

4 – Você conhece e já discutiu com seus alunos sobre uso responsável e ético das tecnologias digitais?

5 – O que você faz quando recebe um conteúdo repassado ou postado em redes sociais?

6 – Em que medida você utiliza as tecnologias digitais para apoiar o seu desenvolvimento profissional?

7 – Você costuma utilizar as tecnologias digitais para se engajar em comunidades de aprendizagem ou compartilhar conhecimento e experiências com outros colegas?

Resultado:

Outras Notícias

Dia do Estudante: preparar os jovens para a era da inteligência artificial é um desafio da educação

11/08/2026

Dia do Estudante: preparar os jovens para a era da inteligência artificial é um desafio da educação

Mais do que aprender a usar ferramentas digitais, estudantes precisam desenvolver pensamento crítico, criatividade e competências para atuar em uma sociedade cada vez mais influenciada pela inteligência artificial.

Como tecnologia, IA e formação docente fortalecem a recomposição da aprendizagem

31/07/2026

Como tecnologia, IA e formação docente fortalecem a recomposição da aprendizagem

Plataformas adaptativas, análise de dados e inteligência artificial ajudam professores e gestores a identificar lacunas de aprendizagem e personalizar estratégias para apoiar estudantes

Implementar a BNCC Computação é o caminho para trabalhar inteligência artificial na escola

27/07/2026

Implementar a BNCC Computação é o caminho para trabalhar inteligência artificial na escola

As competências necessárias para compreender algoritmos, dados e os impactos da IA já estão previstas nas diretrizes para o ensino da computação. O desafio das redes de ensino agora é transformar os currículos já atualizados em experiências concretas de aprendizagem

12 jogos gratuitos para desenvolver pensamento computacional e raciocínio lógico na escola

20/07/2026

12 jogos gratuitos para desenvolver pensamento computacional e raciocínio lógico na escola

Lista reúne opções digitais e de tabuleiro que transformam conteúdos curriculares em desafios interativos e ajudam estudantes a desenvolver habilidades essenciais para a resolução de problemas.

ECA Digital amplia a proteção de crianças e adolescentes e fortalece a cidadania digital nas escolas

15/07/2026

ECA Digital amplia a proteção de crianças e adolescentes e fortalece a cidadania digital nas escolas

A atualização do Estatuto da Criança e do Adolescente incorpora novos desafios do ambiente digital e amplia a responsabilidade das escolas na formação dos estudantes. Para apoiar educadores, a Fundação Telefônica Vivo oferece gratuitamente o curso Cidadania Digital, da plataforma Escolas Conectadas.

Formação de professores de matemática: como a tecnologia pode apoiar a aprendizagem docente

08/07/2026

Formação de professores de matemática: como a tecnologia pode apoiar a aprendizagem docente

Resultados da Prova Nacional Docente evidenciam desafios na formação de professores e mostram como tecnologias digitais podem apoiar o desenvolvimento profissional docente e contribuir para a aprendizagem em matemática.