Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

30.11.2016
Tempo de leitura: 6 minutos

Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Por todo o país, a próxima semana será o momento de uma série de atos e manifestações públicas lembrando o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio). A data, criada em 2000, tem o objetivo de estimular e encorajar as pessoas a denunciarem/revelarem situações de violência sexual, bem como criar possibilidades e incentivos para implantação e implementação de ações de políticas públicas capazes de fazer o enfrentamento dessa violação.

A escolha da data se refere a 18 de maio de 1973, quando Araceli Cabrera Sanches, uma menina de oito anos, foi seqüestrada, drogada, espancada, estuprada e morta em Vitória (ES) por membros de uma tradicional família capixaba. Apesar de diversas pessoas terem testemunhado o crime, não houve denúncia e o caso ficou impune.

Veja abaixo as atividades já programadas (caso queira divulgar atividades que ainda não estão no Portal, envie informações por email para promenino@fia.com.br):

NACIONAL

17/05 – Campanha Mudando Vidas – Lançamento da Campanha pelo Turismo Sustentável e Proteção de Crianças e Adolescentes contra a Exploração Sexual no Turismo (Childhood e Atlantica Hotels International) 18/05 – Sorteio de obra de arte pelo Twitter (Fundação Abrinq)18/05 – Programa Siga Bem Criança (Petrobras) – panfletagem em 150 postos Petrobras

ARACAJU (SE)

Atividades promovidas pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e outros: 16/05 – Marcha pela Orla do Atalaia às 9h18/05 – Mesa Redonda com a Rede de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual

8h, no Ministério Público Estadual 24/05 – Lançamento do o Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e AdolescentesAlém de Aracaju, farão parte dessa programação os municípios de Umbaúba, Nossa Senhora das Dores, Barra dos Coqueiros, Estância, Tobias Barreto, Nossa Senhora do Socorro, Boquim e Lagarto.BRASÍLIA (DF)

Atividades organizadas pela SEDH e pelo Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (61 3347 8524 ou no site do Comitê) e outros:

16/05 – Ato Público Protagonismo Juvenil no “18 de Maio”

9h, no Parque da Cidade17/05 – Sessão Solene em homenagem póstuma à senhora Neide Castanha

10h, no Plenário Ulisses Guimarães da Câmara dos Deputados

Exibição do Filme “Sonhos Roubados” de Sandra Werneck, seguido de debate

14h, no Cinemark do Pier 21

Avant Première da peça “A Trajetória X”, dirigida pelo diretor Fernando Villar

19h, no Auditório I – Museu Nacional – Conjunto Cultural da República

18/05 – Cerimônia Oficial em parceria com a SEDH e lançamento do Prêmio Neide Castanha

10h, no Salão Negro do Palácio da Justiça

20/05 – Seminário Nacional: “Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Novas Estratégias de Enfrentamento”

no Auditório José Carlos Gomes Carvalho (Edifício Roberto Simonsen-CNI, SBN, Quadra 01, Bloco C, subsolo)Atividades organizadas pela Childhood, SESI, Secretaria Especial de Direitos Humanos e outros:

20/05 e 21/05Seminário Nacional para Gestores – Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Novas Estratégias de Enfrentamento. CAMPINAS (SP)

Atividades organizadas pelo TABA de Campinas e pelo Centro Camará de Pesquisa e Apoio à Infância e Adolescência, de São Vicente:

15/05 – Adolescências – das vulnerabilidades à participação

das 9h às 17h, no Emef Clotilde Barraquet Von Zuben, no Jardim Florence IITAPETINGA (BA)

14/05 a 17/05 – Panfletagem na entrada da fábrica Azaléia (na troca de turno), na Lagoa, na central de abastecimento e na Avenida Itabuna, e no posto rodoviário estadual

18/05 – Caminhada pelas diversas ruas da cidade, culminando com apresentações de crianças e adolescentes do PETI, APAE, e corais na frente da prefeitura da cidade

JANDUÍS (RN)
10/05 a 18/05 – Semana de Combate ao Abuso de Crianças e Adolescentes 

JURITI (PA)

Atividades da Alcoa Mina de Juruti, poder público e organizações da sociedade civil, Grupo de Trabalho Interssetorial do Projeto Tecendo a Rede:

18/05 – Assembleia Extraordinária para aprovação do Plano Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças

MOGI DAS CRUZES (SP)

Atividades organizadas pela Childhood e Instituto Júlio Simões:

20/05 – II Conferência Navegar com Segurança PAULÍNIA (SP)

17/05 e 18/05Seminário “Desvendando a Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes: Uma discussão analítica“, na Câmara Municipal de Paulínia PRESIDENTE PRUDENTE (SP)

Atividades organizadas pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social e outros

18/05 – Planfetagem na Rodovia Raposo Tavares (manhã)

– Planfetagem no Calçadão (tarde)
– Lançamento da campanha municipal, em parceria com a SEDUC – “Desenvolvimento de condutas de auto-proteção na infância – Combatendo a violência sexual” RIO DE JANEIRO (RJ)

Atividades organizadas pelo CEDCA/RJ (veja mais aqui):

17/05 – Conferência Magna: Violência contra crianças e adolescentes, mazelas contemporâneas
14h, no Teatro Carlos Gomes (Praça Tiradentes, 19, Centro)

18/05 – Panfletagem da Campanha em espaços públicos

20/05 – Seminário “Tecendo a rede de proteção” com o Tema: “Avaliação Interdisciplinar dos Casos de Violência Sexual Contra a Criança”
no Auditório da Universidade Cândido Mendes (Rua da Assembléia, 10, Centro)Atividades organizadas pela Childhood, pela Safernet e Ministérios Públicos Estadual e Federal do Rio de Janeiro:

18/05 – Primeira oficina do Projeto Cibercidadania – Promovendo o uso ético e responsável da internet

RODOLFO FERNANDES

18/05 – Audiência publica e lançamento do Concurso Faça bonito, proteja nossas crianças e adolescentes, seguido de marcha pela cidade
Ginásio de Esportes José Negreiros, às 15:00h

SALVADOR (BA)

18/05 –  Seminário da Infância e da Juventude
das 9h às 12h, no Auditório do Ministério Público (Av. Joana Angélica, 1312, Nazaré)

SÃO PAULO (SP)
Atividade organizada pela Rede Criança de Combate a Violência Doméstica:

18/05 – Ato Público no vale do Anhangabaú
14h às 20h30Atividade organizada pela Operação Blessing Brasil, CMDCA e outros:

18/05 – Marcha contra o Abuso Sexual contra Crianças e AdolescentesAtividade organizada pela Viração e pela Childhood (mais informação em http://www.revistaviracao.org.br):

18/05 – Ação da Juventude no Enfrentamento do Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

18/05 – Ação de divulgação do Programa Na Mão Certa (na Nova Dutra)


Outras Notícias

Especialista Jo Boaler defende ensino de matemática criativo e sem “decoreba”

05/01/2026

Especialista Jo Boaler defende ensino de matemática criativo e sem “decoreba”

Pesquisadora de Stanford propõe abordagem visual e colaborativa para reduzir desigualdades e preparar alunos para a era da Inteligência Artificial

Retrospectiva 2025: Implementação da BNCC Computação é um dos destaques da Fundação Telefônica Vivo

29/12/2025

Retrospectiva 2025: Implementação da BNCC Computação é um dos destaques da Fundação Telefônica Vivo

Formações, eventos e publicações marcaram um ano de apoio às redes de ensino das escolas públicas para desenvolver competências digitais de educadores e estudantes

Inclusão Digital na Educação: a importância de integrar tecnologia com equidade e responsabilidade

11/12/2025

Inclusão Digital na Educação: a importância de integrar tecnologia com equidade e responsabilidade

BNCC Computação, Política Nacional de Educação Digital e diretrizes do CNE indicam que a proteção e a inclusão devem caminhar juntas

Dia Internacional do Voluntário: a força do nosso voluntariado pela educação pública em 2025

04/12/2025

Dia Internacional do Voluntário: a força do nosso voluntariado pela educação pública em 2025

Com o engajamento de 10 mil colaboradores da Vivo, as iniciativas da Fundação arrecadaram 4 toneladas de alimentos e apoiaram 52 projetos sociais, impactando 45 mil pessoas em todo o país; confira a retrospectiva com as principais ações

Trajetórias negras na tecnologia abrem caminhos para os jovens

19/11/2025

Trajetórias negras na tecnologia abrem caminhos para os jovens

Histórias de pioneiros e líderes que romperam barreiras estruturais revelam como talento, apoio e representatividade impulsionam a inovação e ampliam oportunidades

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

17/11/2025

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

Cases como “Guardiões do Rio Morno” e “Robôs Eólicos” mostram caminhos para uma educação pública mais conectada à inovação e aos desafios ambientais