Notícias

24.10.2017
Tempo de leitura: 4 minutos

Educadores de ETECs participam de formação sobre empreendedorismo em sala de aula

Profissionais foram apresentados a ferramentas do Pense Grande que podem ser úteis dentro de espaços educativos e suas comunidades

Professores do programa Pense Grande posam para foto

Profissionais foram apresentados a ferramentas que podem ser úteis dentro de espaços educativos e suas comunidades

“Quero estar mais próxima aos jovens que ensino”. Foi essa a razão que levou a orientadora Margarete Moreno Grigalevicius a participar da Formação Pense Grande, de empreendedorismo em sala de aula, que aconteceu dias 9 e 10 de outubro no Impact Hub, espaço de coworking em São Paulo.

Oferecida pelo Pense Grande, programa da Fundação Telefônica Vivo de difusão da cultura do empreendedorismo social para jovens brasileiros, a formação foi um convite a educadores das Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo (ETECs), como Margarete, à experimentação de como a Metodologia Pense Grande funciona na prática e pode ajudá-los a se conectarem com a realidade de seus estudantes.
Em 2017, o Programa Pense Grande iniciou uma parceria com o Centro Paula Souza, responsável pelas ETECs. A iniciativa faz parte do eixo Formar do programa, e visa o desenvolvimento de competências empreendedoras que possam impactar os jovens pessoal e profissionalmente. São mais de 20 atividades, incluindo visitas técnicas, webconferências e outras ações formativas. As oficinas devem ser retomadas no primeiro semestre de 2018.

Atividades em grupo

O primeiro dia centrou na aproximação e tradução de temas da área do empreendedorismo, como incubação, aceleração e pitches (apresentações de até 5 minutos de um projeto). O conteúdo foi ministrado pelas profissionais da Impact Hub Petrina Santos e Thaina Monteiro.

Em sequência, os educadores foram apresentados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, diretrizes da ONU trabalhadas pelo Pense Grande nas ETECs. Eles escolheram quais dos temas faziam mais sentido de acordo com sua realidade escolar e que poderiam servir de base para a criação de um projeto. Após intensa discussão, optou-se por trabalhar saúde, ética, gênero e educação para debater uma temática frequentemente retomada pelos estudantes: depressão e suicídio.

“Como o jovem está vocalizando bastante a questão de depressão e suas consequências, como a automutilação, resolvemos montar o projeto SEGE (sigla para Saúde, Educação, Gênero e Ética)”, conta Margarete, da ETEC São Mateus. O plano é que cada escola monte um espaço de acolhimento onde os alunos seriam facilitadores. “Aprendemos como montar o projeto e sair da ideia engessada no papel com atividades criativas, como o teatro. Fomos desafiados a pensar qual seria o público, qual material precisaria ser usado, enfim, as estratégias para viabilizar um projeto”, conta a orientadora.

No segundo dia de formação, os convidados se dividiram em grupos e apresentaram suas ideias no formato de pitches. A educadora Katia da Conceição Ribeiro, da ETEC Uirapuru, conta que a formação ajudou-a a ter coragem de impactar seu espaço pedagógico e, por consequência, sua comunidade no extremo oeste de São Paulo. “A formação me fez ter vontade de conversar com pessoas da minha escola e colocar um projeto em prática utilizando ferramentas que já temos disponíveis, como os próprios laboratórios de informática”, conta.

Ao fim do encontro, os educadores se uniram para fazer uma avaliação de suas performances e como o curso havia colaborado com suas práticas pedagógicas. Muitos comentaram que estavam se sentindo munidos de novas ferramentas para usar dentro da sala de aula. Outros afirmaram querer utilizar a metodologia Pense Grande para criação de projetos paralelos dentro de seus ambientes, inspirando não somente os alunos, mas também a si próprio, na mobilização por temas que sejam relevantes tanto para os jovens quanto para a comunidade.


Outras Notícias

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

29/04/2025

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

As novidades combinam personalização, aprendizado adaptativo, modelos híbridos e realidade virtual para engajar estudantes e prepará-los para o mundo cada vez mais digital

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

25/03/2025

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

Numa área majoritariamente masculina, três vozes femininas detalham o caminho que escolheram para vencer os desafios profissionais, conquistar espaço e motivar mais mulheres

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

14/03/2025

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

Para o especialista Albino Szesz, infraestrutura, recursos, formação e mobilização são a base para uma educação que alia inovação e inclusão, tendo o professor como principal agente dessa transformação

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

06/03/2025

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

Diante de ampla oferta de plataformas, recursos e aplicações, especialistas indicam as ferramentas de IA mais adequadas e confiáveis para uso em sala de aula

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

27/02/2025

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

Presente na BNCC Computação, é um dos eixos que norteiam as diretrizes para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a resolução de problemas e a compreensão do mundo digital

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

14/02/2025

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

Alinhado aos objetivos educacionais, o aparelho pode ser um importante aliado nos processos de ensino e aprendizagem