Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Confira as formações com inscrições abertas para fevereiro que vão desde como adotar recursos tecnológicos até cursos que ensinam como promover atividades mão na massa

Jovem de cabelos cacheados usando óculos está escrevendo em um papel apoiado em uma mesa, em frente a um notebook. Imagem ilustra matéria sobre cursos gratuitos do Escolas Conectadas.

O Escolas Conectadas, projeto da Fundação Telefônica Vivo que incentiva a formação continuada a distância para professores da educação básica (Ensino Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), está com inscrições abertas para nove cursos totalmente gratuitos em fevereiro.  As temáticas abordadas variam entre o uso de recursos tecnológicos e projetos de vida, passando pela adoção da construção coletiva de conhecimento e da criação de redes colaborativas. Os conteúdos são uma oportunidade para educadores em busca de inovação complementarem suas práticas pedagógicas.

Em 2018, o Escolas Conectadas formou 30 mil professores em todo o país, com 26 cursos totalmente gratuitos. As formações são divididas em três modalidades: Faça você mesmo (15 horas), Com Especialistas (40 horas) e Inova Escola (20 horas). Na primeira, os especialistas orientam de perto os participantes. Na segunda, há maior flexibilidade no processo de estudo. Já na terceira, os cursos que levam o nome do Inova Escola são voltados especificamente à inovação educativa.

A tecnologia em sala de aula já é uma realidade e transformá-la em aliada para lidar com os alunos é cada vez mais urgente. Essa é a premissa do curso Inova Escola: recursos tecnológicos, que propõe o uso de novos meios como ferramentas para aprendizagem e está com inscrições abertas.

A educadora Valkiria Froes mal sabia ligar o computador em 2013 e, hoje, leva tecnologia e inovação para Viamão(RS) , onde atua para aplicação de novas metodologias na rede por meio da Secretaria Municipal de Educação. “E pensar que isso tudo começou com a chegada de dois notebooks na escola. Uma semente que foi plantada e, quando se vê, contagia um, contagia outro”, relembra.

A professora destaca também a troca de informação e o envolvimento que a plataforma proporciona. “De Viamão, Rio Grande do Sul, eu estava falando com gente da Paraíba, de outros lugares”, complementa. Foi assim que ela se viu fazendo parte de algo maior, ao reconhecer os mesmos pensamentos e objetivos em outros educadores, ainda que com vivências diferentes.

Mão na terra

Quem disse que é impossível ter frutas frescas recém-colhidas na escola? O curso Pomar Doméstico: um futuro saudável com frutas o ano todo ensina como plantar um pomar doméstico, metodologia que pode ser aplicada facilmente além dos muros. Mais do que isso, propõe ações didáticas para debater a qualidade de alimentação dos alunos.

Franciele Barille, 31 anos, tem sede de saber. Além de ter se formado em Letras e Pedagogia, possui duas especializações: em Tecnologias da Educação e Neuropsicopedagogia. Após indicação de uma amiga, a professora descobriu o Escolas Conectadas e já concluiu cerca de 20 cursos, acumulando 1.420 horas de formação desde 2015.

“Sempre fui curiosa. Não consigo me ver parada, sem estudar”, explica. Um dos projetos que implementou com seus alunos foi inspirado justamente no curso Pomar Doméstico: um canteiro do terreno da escola foi limpo e preparado para uma verdadeira imersão sensorial dos pequenos.

“Eles manuseiam a terra, descobrem o que há nela, depois plantam mudas de alface e salsa, cuidam e regam… Até levar a produção para a merendeira da escola. Uma experiência que parte do concreto e gera diversos conhecimentos”, resume.

A inovação que a educadora Franciele aposta é na abordagem e na sensibilidade de perceber aquilo que as crianças têm vontade de aprender e ir apresentando o mundo aos poucos aos alunos. Não importa o projeto, a intenção é construir conhecimentos para o bom desenvolvimento de todos.

Infográfico com detalhes em púrpura traz informações sobre os cursos gratuitos que abrem inscrições em fevereiro na plataforma Escolas Conectadas.

Confira os cursos de fevereiro com inscrições abertas
> Alfabetizando na diversidade: por classes mais multisseriadas

(Com especialistas)

Data: 4 de fevereiro a 4 de março

Conhecer as características das classes multisseriadas, de que forma aproveitá-las para a aprendizagem dos estudantes e como podem contribuir para a alfabetização de crianças e jovens. Essas são as propostas do curso, que busca (re)pensar o sistema seriado de ensino.


> Inova Escola: gestão inovadora

(Com especialistas)

Data: 4 de fevereiro a 4 de março

Educadores interessados em refletir sobre os papéis e responsabilidades dos atores escolares podem se inscrever no curso, baseado em alguns princípios norteadores da educação do século XXI, como administração do tempo, corresponsabilidade e gestão democrática. Para pensar formas inovadoras de gestão escolar, serão realizadas atividades de vivência, reflexão e debates.


> Inova Escola: espaços diferenciados

(Com especialista)

Data: 11 de fevereiro a 11 de março

Onde é que a gente aprende? A partir desta pergunta pretende-se expandir a visão dos educadores sobre espaços e ambientes de aprendizagem, mostrando quais são as tendências em infraestrutura escolar e como se inova com ações das mais simples às mais complexas.


> Pomar Doméstico: um futuro saudável com frutas o ano todo

(Faça você mesmo)

Data: 18 de fevereiro a 18 de março

A importância de hábitos alimentares saudáveis, a perspectivas de construção de ações didáticas que possam contribuir com a qualidade da alimentação e subsídios para o planejamento e a implementação de um pomar doméstico na sua casa ou na sua escola são focos desta formação.


> Inova Escola: recursos tecnológicos

(Com especialistas)

Data: 18 de fevereiro a 18 de março

A tecnologia já faz parte do dia a dia dos alunos e precisa ser pensada como uma aliada e uma ferramenta para a aprendizagem. É por isso que o curso Inova Escola: recursos tecnológicos está empenhado em formar educadores para refletir sobre a inovação educativa e metodologias de aprendizado baseadas em tecnologias digitais.


> Grandezas e medidas: explorar para compreender

(Com especialistas)

Data: 18 de fevereiro a 18 de março

Por meio da resolução de situações-problema e da troca de experiências entre educadores, o curso busca a compreensão dos conceitos de grandezas e medidas – da construção do número até a realização de operações mais complexas, com razões e proporcionalidade, por exemplo. O objetivo também é pensar como o trabalho com grandezas e medidas pode ajudar no aprendizado de outros conceitos matemáticos.


> Inova Escola: projeto de vida

(Com especialistas)

Data: 18 de fevereiro a 18 de março

O curso pretende ampliar o repertório do participante sobre a educação do século XXI, subsidiando-o de ideias e caminhos possíveis para trazer para a escola planejamentos e direcionamentos que levem os estudantes a construírem e seguirem seus projetos de vida, sendo capazes de ter e perseguir seus sonhos.


> Produção Colaborativa do Conhecimento: redes para multiplicar e aprender

(Com especialista)

Data: 18 de fevereiro a 18 de março

O mundo digital revolucionou a forma como nos comunicamos. O curso aborda como aproveitar as potencialidades de toda essa conexão, o que é necessário para colaborar a partir das redes de informação, como incentivar construções coletivas em sala e como criar redes de colaboração.


> Sem Medo da Indisciplina: a construção participativa da disciplina na sala de aula

(Com especialista)

Data: 18 de fevereiro a 18 de março

Não há disciplina nem violência que se instala subitamente. Resultam de um processo de acumulação, daí a necessidade de um processo educativo preventivo, como forma de antecipação aos fatos mais e menos graves. Esta formação foge do senso comum para abordar a (in)disciplina.

Escolas Conectadas oferece cursos gratuitos para professores em fevereiro
Escolas Conectadas oferece cursos gratuitos para professores em fevereiro