Conheça a pesquisa "CURRÍCULOS DE COMPUTAÇÃO: Levantamento e Recomendações"

Notícias

18.06.2009
Tempo de leitura: 3 minutos

Inscrições para concurso da Fundação Telefônica encerram-se dia 29 de junho

As inscrições para o 5º Concurso Causos do ECA, promovido pela Fundação Telefônica por meio do Portal Pró-Menino encerram-se no dia 29 de junho. Participe!

Participe do 5º Concurso Causos do ECA!

As inscrições para o 5º Concurso Causos do ECA, promovido pela Fundação Telefônica por meio do Portal Pró-Menino (www.promenino.org.br), encerram-se no dia 29 de junho. O concurso, aberto a todos, reúne e reconhece histórias contadas por quem viveu ou presenciou situações em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) mudou a vida de crianças e adolescentes.

A novidade desta 5ª edição é que, além de textos, os causos poderão também ser enviados no formato vídeo. Os que optarem pela produção audiovisual não precisam ser profissionais: serão aceitos vídeos gravados com celular, máquina fotográfica digital ou filmadora. Para auxiliar as inscrições dentro desta nova linguagem, a Fundação criou no Portal Pró-menino um fórum on-line mediado por especialistas, através do qual é possível tirar dúvidas técnicas sobre produção, edição e conversão dos vídeos.

As inscrições para o 5º Concurso Causos do ECA podem ser feitas diretamente através do Portal Pró-Menino (www.promenino.org.br). São duas as categorias para inscrição: “ECA como instrumento de transformação” e “ECA na Escola”. O regulamento completo e as dicas para produzir o texto ou o vídeo também estão disponíveis no Portal.

Os resultados serão revelados no segundo semestre, e os vencedores, anunciados em um evento em São Paulo. O concurso distribuirá prêmios em dinheiro que variam de R$ 5 mil a R$ 10 mil, valores sujeitos a tributação.

O Concurso Causos do ECA é uma iniciativa da Fundação Telefônica, em parceria com a Andi (Agência de Notícias dos Direitos da Infância), por meio do Portal Pró-Menino, que foi desenvolvido em conjunto com o Ceats (Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor), da FIA (Fundação Instituto de Administração). Em 2008, o concurso recebeu 952 histórias de todas as regiões do Brasil.

As quatro edições do concurso foram marcadas por relatos emocionantes de pessoas que, apesar de atuarem em diferentes áreas, conseguiram garantir a proteção à infância por meio de atitudes que fizeram a diferença. É o caso, por exemplo, de uma conselheira tutelar que se deparou, após denúncia anônima, com uma adolescente de 17 anos presa numa cela juntamente com outros 20 detentos, em situação de total violação de direitos humanos. Ou a luta de uma professora de primeira série ao ter enfrentado, sem medo, a resistência da direção de sua escola e levado o caso de um aluno faltoso para o Conselho Tutelar, possibilitando que o menino fosse retirado de uma situação de negligência familiar.


Outras Notícias

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

03/10/2025

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

Com programas afirmativos e novas políticas, empresas como a Vivo e coletivos impulsionam a presença de mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+ no setor de TI

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

25/09/2025

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

Modalidade conecta escola e realidade profissional, mostrando que é possível construir uma trajetória de futuro com mais oportunidades

Pesquisa inédita apresenta caminhos para a implementação da BNCC Computação

19/09/2025

Pesquisa inédita apresenta caminhos para a implementação da BNCC Computação

Estudo revela que apenas 15% dos estados têm a Computação como componente obrigatório nos currículos e apresenta referências internacionais com recomendações para o Brasil

Novos cursos da plataforma Escolas Conectadas fortalecem competências digitais de educadores

16/09/2025

Novos cursos da plataforma Escolas Conectadas fortalecem competências digitais de educadores

Durante webinário promovido pela Fundação Telefônica Vivo, foram lançadas quatro novas formações gratuitas para professores, alinhadas à BNCC Computação

Tecnologia e matemática na educação são destaques no 9º Congresso da Jeduca

01/09/2025

Tecnologia e matemática na educação são destaques no 9º Congresso da Jeduca

Evento reuniu especialistas para debater IA, redes sociais e novas formas de ensinar matemática no Brasil

Setor de TIC cresce e aposta no protagonismo dos jovens para ocupar novas vagas

29/08/2025

Setor de TIC cresce e aposta no protagonismo dos jovens para ocupar novas vagas

Estudo inédito revela que 82% das empresas dispostas a contratar afirmam que soft skills, diversidade e ensino técnico são decisivos para a entrada de jovens no mercado de TI no Brasil