Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Listamos 5 ferramentas, pautadas pelo STEAM, que apoiam os educadores a desenvolverem métodos de ensino de matemática e beneficiam a aprendizagem dos estudantes

#CiênciadeDados#Educadores#Listas

Imagem mostra um estudante negro, sentado no chão de uma área aberta em uma escola. Ele faz anotações em um caderno, enquanto consulta método de ensino de matemática em seu celular. Ao fundo, é possível ver outros estudantes no ambiente.

Como inovar na educação? Sem dúvida, desenvolver em sala de aula novas formas de ensino e aprendizagem, atualizadas à realidade dos estudantes, é uma saída. A matemática, por exemplo, é uma disciplina que crianças e jovens costumam ter dificuldade de aprendizagem. Nesse sentido, a aplicação de um novo método de ensino de matemática pode ser um caminho para facilitar a compreensão de uma área de conhecimento fundamental para os estudantes.

De acordo com dados do Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb), 95% dos alunos terminam o Ensino Médio sem conhecimento adequado em matemática. De fato, essa é uma estatística preocupante se considerarmos que habilidades matemáticas são essenciais para quem quer seguir carreira em Ciência de Dados, reconhecida como uma das “profissões do futuro”.

Sendo assim, metodologias pautadas pelo STEAM podem ajudar os educadores a abordar o pensamento matemático de diferentes formas. Como resultado, incentivar a criatividade dos estudantes, a inovação e a colaboração, dando mais sentido ao aprendizado.

Pensando nisso, listamos uma série de ferramentas que podem apoiar os educadores no desenvolvimento de aulas com o uso de método de ensino de matemática que incentive os alunos a refletirem sobre o conteúdo que estão aprendendo. Confira!

1- Sumaze 

É um aplicativo que conta com um jogo de quebra-cabeça de resolução de problemas envolvendo o uso de aritmética, logaritmos, frações, entre outras abordagens matemáticas. Dessa maneira, funciona como um questionário de múltipla escolha, sendo que a base do jogo é formada pelo desafio de habilidades matemáticas e de pensamento do jogador.

É um método de ensino de matemática indicado para que os estudantes desenvolvam suas habilidades na disciplina, além da visão de futuro. Assim também, a ferramenta gamificada – que usa características de jogos para engajar os participantes em atividades – facilita o aprendizado apoiando os alunos que têm dificuldades com essa área do conhecimento.

Disponível para download em Android e iOS.

 

2- Engenharia de grego 

Nesta ferramenta sugerida pela plataforma Escola Digital, o educador irá incentivar os alunos a encontrar uma maneira de projetar um túnel. Sua construção partirá, ao mesmo tempo, de dois pontos fixados no contorno de uma montanha.

Então, nesse método de ensino de matemática o desafio dos estudantes será usar os conceitos de geometria plana para descobrir em qual direção iniciar as escavações em cada uma das extremidades do túnel.

A proposta é voltada para o desenvolvimento de investigação matemática para aplicação de conhecimentos sobre semelhança de triângulos.

3- King of Maths 

Os estudantes que aceitam o desafio de aprender matemática por meio dessa ferramenta trabalham habilidades como desenvolvimento cognitivo e pensamento crítico. Dessa forma, quem quer aprimorar o relacionamento com a matemática pode entender melhor matérias como álgebra básica, geometria, divisão e equações.

No jogo proposto, o aluno precisa escolher entre dois personagens e completar os desafios matemáticos de adição e subtração. Então, ele é desafiado a descobrir números faltantes antes de conseguir chegar a uma determinada resposta.

Esse é um exemplo de método de ensino de matemática para os educadores iniciarem os conceitos básicos da disciplina em sala de aula.

Disponível para download em Android e iOS.

 

4- Jogo: Stop matemática 

O jogo desenvolve o cálculo mental e o raciocínio lógico e é destinado a estudantes do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Esse método de ensino de matemática pode facilitar a aprendizagem nas quatro operações básicas. Além disso, ajuda a destacar os antecessores, sucessores, o dobro, o triplo, estimular o uso de expressões numéricas e promover uma competição saudável em sala de aula.

É um Objeto Digital de Aprendizagem (ODA) que está alinhado a duas competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e disponível na plataforma Escolas Conectadas.

 

5- Star Dash Studios 

A proposta deste aplicativo é ensinar matemática de uma forma criativa, usando como pano de fundo a rotina de um estúdio de cinema. A ferramenta foi projetada para ajudar os alunos a praticarem suas habilidades matemáticas.

A ação acontece em um espaço de filmagem: o jogador é um corredor e vivencia o seu primeiro trabalho no ramo cinematográfico. O Star Dash Studios está vinculado a cenários da vida real e ajuda os estudantes a verem o valor da matemática no local de trabalho e na vida cotidiana.

Nesse sentido, os alunos podem entender melhor habilidades em álgebra, vetores e números completos por meio de exemplos práticos do dia a dia.

Disponível para Android e iOS.

Confira formas de estimular o pensamento matemático em sala de aula
Confira formas de estimular o pensamento matemático em sala de aula