Notícias

14.12.2020
Tempo de leitura: 2 minutos

Podcast debate como aproximar os pais da escola

Episódio faz parte da série de podcasts "Educando Para Transformar", uma parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e o Estúdio Folha.

Ilustração colorida com o desenho de duas mulheres, ao lado direito se lê: Podcast "Educando Para Transformar"

Como aproximar os pais da escola e qual o efeito dessa relação no aprendizado dos estudantes? Como fazer a conexão entre ambos de forma que um contribua com o outro?

O primeiro episódio da série de podcasts “Educando para Transformar” traz uma conversa sobre a melhor forma de fazer essa aproximação, debatendo o conceito de que escola e família têm que andar juntas para que a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes aconteçam.

A série de podcasts “Educando para Transformar” é uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo com o Estúdio Folha da Folha de S. Paulo. Os episódios terão como tema central o papel dos pais, da escola e da sociedade em geral na educação, estimulando uma discussão para além da esfera dos especialistas. Ouça os episódios.

Da escola para a casa 

Apresentado pela jornalista e especialista em educação Marta Avancini, o primeiro episódio “Da sala de aula para sala de casa: a parceria entre pais e educadores”, reúne a educadora Sônia dos Santos Porto, professora da rede municipal de ensino em Guarapari (ES); Roberta Bento e Taís Bento, mãe e filha que atuam como orientadoras de famílias na relação com a escola no projeto SOS Educação; além de André Luís Correia, educador na rede municipal do Rio de Janeiro, pai de dois filhos e criador do projeto Educação Contagiante.

No programa, a professora Sônia conta sua experiência frente a um projeto simples, que com a ajuda de aplicativo de mensagens, estimulou a participação e engajamento dos pais no dia a dia da rotina escolar dos filhos e conseguiu superar a indisciplina dos alunos.

Os participantes também dão dicas de como aproximar famílias e escolhas, criando um ambiente de compartilhamento, que contribui para o desenvolvimento integral dos estudantes.


Outras Notícias

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

29/04/2025

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

As novidades combinam personalização, aprendizado adaptativo, modelos híbridos e realidade virtual para engajar estudantes e prepará-los para o mundo cada vez mais digital

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

25/03/2025

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

Numa área majoritariamente masculina, três vozes femininas detalham o caminho que escolheram para vencer os desafios profissionais, conquistar espaço e motivar mais mulheres

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

14/03/2025

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

Para o especialista Albino Szesz, infraestrutura, recursos, formação e mobilização são a base para uma educação que alia inovação e inclusão, tendo o professor como principal agente dessa transformação

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

06/03/2025

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

Diante de ampla oferta de plataformas, recursos e aplicações, especialistas indicam as ferramentas de IA mais adequadas e confiáveis para uso em sala de aula

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

27/02/2025

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

Presente na BNCC Computação, é um dos eixos que norteiam as diretrizes para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a resolução de problemas e a compreensão do mundo digital

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

14/02/2025

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

Alinhado aos objetivos educacionais, o aparelho pode ser um importante aliado nos processos de ensino e aprendizagem