Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

02.12.2016
Tempo de leitura: 4 minutos

TRABALHO COM POESIA

TRABALHO REALIZADO COM UMA TURMA DE 4º ANO EM ESCOLA MUNICIPAL VEREADOR JOSÉ PEDRO BRUM – CAIC, EM QUE FOI PROPOSTA A CRIAÇÃO DE UM POEMA A RESPEITO DO TRABALHO INFANTIL

Gênero textual: Poema
Tema: trabalho Infantil

Trabalho infantil é errado
tenha atenção,
quem explora uma criança
sofre punição.

Se uma criança trabalha
o mundo pode sofrer
e a infância
pode morrer.

Autor: Matheus Amaral

Gênero textual: Poema
Tema: trabalho Infantil

Criança tem que estudar
e não trabalhar
porque se trabalhar
perde o direito de brincar

Criança tem direito
de ler e aprender
trabalhar só
quando crescer.

Criança tem que ter
alegria, também
uma família que viva
em harmonia.

Autor: Emanuelli

Gênero textual: Poema
Tema: trabalho Infantil

Ser criança

A criança não pode trabalhar
e por isso tem que pensar
só em estudar.

É importante estudar
e na escola não deve conversar.

Criança brinca, estuda
diga não ao trabalho
de uma criança.

Autor: Fernanda Evelin G. da Silva

Gênero textual: Poema
Tema: trabalho Infantil

Direitos da criança

Criança tem que estudar
não trabalhar, assim
pode até perder o direito de brincar.

Criança tem direitos
de ler e aprender
trabalhar quando crescer.

Criança tem que ter
alegria e também uma família
que viva em harmonia.

Autor: Aline da Silva
Gênero textual: Poema
Tema: trabalho Infantil

Crianças tem que brincar
estudar e não trabalhar.

Muitas crianças acordam cedo
para estudar
e outras para trabalhar.

Autor: João Vitor
Gênero textual: Poema
Tema: trabalho Infantil

Exploração Infantil

Se a criança trabalha
ela perde a infância
e deixa de ser criança.

Se a criança se envolve
em dor, perde a pureza e o amor.

Se a criança se envolve
em sofrimento,
ela perde o argumento.

Autor: Yuri S. F. Da Silva
Gênero textual: Poema
Tema: trabalho Infantil

Criança tem direito de brincar
e não trabalhar.

Criança tem direito de sorrir
e não de dirigir.

Autor: Alexsander Gabriel da Silva
Gênero textual: Poema
Tema: trabalho Infantil

Criança tem direito de brincar
e não de trabalhar.

Criança tem direito de sorrir
e não de dirigir.

Criança tem que estudar
sem trabalhar.

Autor: Guilherme Saraiva

Gênero textual: Poema
Tema: trabalho Infantil

Criança não vive em zombaria
criança não deve se condenar

Deve sim ter boa saúde,
ela aprende a aprender,
tendo boas maneiras
terá habilidade em estudar.

Autor: Raul Camargo

Gênero textual: Poema
Tema: trabalho Infantil

O direito da criança é
estudar, brincar e sorrir
com respeito, saber se divertir.

O direito da criança
não é trabalhar
é não ficar na rua
e não deixar se explorar.

É não aceita coisas de estranhos
respeitar a mãe e sonhar
que um dia vai melhorar.

Autor: Thaís Mayara Ramos Alves

Gênero textual: Poema
Tema: trabalho Infantil

Trabalho infantil
é coisa séria, que não
se deve brincar.

Criança é para brincar,
inventar e sorrir.

Autor: João C.
Gênero textual: Poema
Tema: trabalho Infantil

As crianças
Não pode trabalhar
porque pode se machucar.

Criança tem direito
de ler e escrever.

Criança é tudo de bom
mas quando irrita um adulto
ele pode chamar lhe a atenção.

Autor: Renata jaqueline Kelman

Gênero textual: Poema
Tema: trabalho Infantil

Ser criança

Ser criança é alegria, é baguncinha
corre brinca pela
e se esconde na cozinha.

Ser criança é tudo de bom
as vezes irrita,
só pra chamar atenção.

Ser criança é brincar, e
quando se joga na brincadeira
vira aquela lambuzeira.

Autor: Isabella Tabone O. Machado
Gênero textual: Poema
Tema: trabalho Infantil

Criança não é para trabalhar
é para estudar e aprender
Não deve brigar
e sim brincar.

Criança não é para cuidar do irmão
deve ir a escola, estudar
e não trabalhar.

Autor: Rayane Camila dos Santos

Gênero textual: Poema
Tema: trabalho Infantil

Criança tem que estudar e brincar,
tem que comer, vencer e viver.
Criança tem que ter fé, respeitar
e desejar que toada criança
não vá trabalhar, mas vá estudar.

Autor do poema sobre trabalho infantil: Everson Motta Gurchinsk

 

 


Outras Notícias

Dia Internacional do Voluntário: a força do nosso voluntariado pela educação pública em 2025

04/12/2025

Dia Internacional do Voluntário: a força do nosso voluntariado pela educação pública em 2025

Com o engajamento de 10 mil colaboradores da Vivo, as iniciativas da Fundação arrecadaram 4 toneladas de alimentos e apoiaram 52 projetos sociais, impactando 45 mil pessoas em todo o país; confira a retrospectiva com as principais ações

Trajetórias negras na tecnologia abrem caminhos para os jovens

19/11/2025

Trajetórias negras na tecnologia abrem caminhos para os jovens

Histórias de pioneiros e líderes que romperam barreiras estruturais revelam como talento, apoio e representatividade impulsionam a inovação e ampliam oportunidades

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

17/11/2025

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

Cases como “Guardiões do Rio Morno” e “Robôs Eólicos” mostram caminhos para uma educação pública mais conectada à inovação e aos desafios ambientais

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

13/11/2025

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

Mapas digitais, museus virtuais e criação de podcasts; saiba como a alfabetização midiática está transformando o estudo de cultura, história e sociedade no currículo escolar

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

12/11/2025

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

Fundação Telefônica Vivo, Cátedra Unesco e Instituto IA.Edu lançam documento com roteiro de implementação e exemplos práticos em diferentes etapas de ensino, em alinhamento com a BNCC Computação

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

05/11/2025

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

Em PE, SE e MS, a Fundação Telefônica Vivo capacitou 1.100 docentes para promover o letramento matemático e contribuir para melhores resultados no Saeb, com apoio da plataforma Matemática ProFuturo