A publicação apresenta a experiência e os principais resultados do Programa de Formação Docente em Competências Digitais em Mato Grosso, viabilizada por meio de uma parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) com a Fundação Telefônica Vivo e o Instituto Natura

O desenvolvimento de competências digitais é cada vez mais importante para a formação dos estudantes. E quando os educadores se engajam nesse processo, grandes mudanças acontecem em sala de aula.

Um exemplo disso é o estado de Mato Grosso, que incorporou as competências digitais na formação de educadores de escolas públicas e apresentou ótimos resultados. Essa iniciativa inovadora ocorreu por meio da implementação do Programa de Formação Docente em Competências Digitais, em 2023, viabilizada por meio de uma parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) com a Fundação Telefônica Vivo e o Instituto Natura.

O desenvolvimento da Programa de Formação Docente em Competências Digitais é uma das frentes da Coalizão Tec Educação, formada pela Fundação Telefônica Vivo em parceria a outras organizações da sociedade civil: o CIEB, a Fundação Lemann, MegaEdu e o Instituto Natura. Viabilizada também pelo ProFuturo, um programa global de Educação em parceria com a Fundação Telefônica Vivo e Fundação “la Caixa”.

O Programa de Formação Docente foi estruturado em trilhas formativas, compostas por cursos oferecidos em formato híbrido, nas áreas Pedagógica, Cidadania Digital e Desenvolvimento Profissional, e contou com 19.746 inscritos em 2023. Ao longo do ano, foram disponibilizadas para professores e gestores da rede estadual até 66 horas de formação, adaptadas a cada professor de forma personalizada, levando em consideração o nível inicial de competências digitais.

Toda a experiência e os principais resultados podem ser conhecidos nas publicações abaixo, disponíveis gratuitamente para download. Acesse!

Assista também abaixo ao webinário “Como incorporar as competências digitais na formação de educadores de escolas públicas” e conheça as práticas e as ações que contribuíram com a melhoria dos resultados da rede de ensino de Mato Grosso.

MODELOS DE CONCESSÃO DE BOLSAS EM PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM COMPETÊNCIAS DIGITAIS – Experiências Estaduais

A partir da sistematização da experiência de implementação do Programa de Formação em Competências Digitais em Mato Grosso, e do Programa Formadores em Ação da rede estadual do Paraná, elaboramos uma proposta que destaca os fatores-chave que contribuíram com o desenvolvimento de competências digitais de educadores.

A proposta traz de forma detalhada os modelos de concessão de bolsas para professores multiplicadores ofertadas nos dois estados. A Fundação Telefônica Vivo acredita que, com a replicação desse modelo, os professores de todas as redes públicas do Brasil terão a oportunidade de desenvolverem suas competências digitais, impactando na aprendizagem dos estudantes.

A nota técnica e a apresentação da proposta, estão disponíveis abaixo gratuitamente para download. Acesse!

Acesse a sistematização da implementação do Programa de Formação Docente em Competências Digitais em Mato Grosso