A publicação apresenta a experiência e os principais resultados do Programa de Formação Docente em Competências Digitais em Mato Grosso, viabilizada por meio de uma parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) com a Fundação Telefônica Vivo e o Instituto Natura

Imagem mostra uma professora negra em sala de aula, com alunos sentados no fundo da imagem. Sobre a imagem está o título Sistematização da implementação do Programa de Formação Docente em Competências Digitais em Mato Grosso

O desenvolvimento de competências digitais é cada vez mais importante para a formação dos estudantes. E quando os educadores se engajam nesse processo, grandes mudanças acontecem em sala de aula.

Um exemplo disso é o estado de Mato Grosso, que incorporou as competências digitais na formação de educadores de escolas públicas e apresentou ótimos resultados. Essa iniciativa inovadora ocorreu por meio da implementação do Programa de Formação Docente em Competências Digitais, em 2023, viabilizada por meio de uma parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) com a Fundação Telefônica Vivo e o Instituto Natura.

O Programa de Formação Docente foi estruturado em trilhas formativas, compostas por cursos oferecidos em formato híbrido, nas áreas Pedagógica, Cidadania Digital e Desenvolvimento Profissional, e contou com 19.746 inscritos em 2023. Ao longo do ano, foram disponibilizadas para professores e gestores da rede estadual até 66 horas de formação, adaptadas a cada professor de forma personalizada, levando em consideração o nível inicial de competências digitais.

Toda a experiência e os principais resultados podem ser conhecidos nas publicações abaixo, disponíveis gratuitamente para download. Acesse!

Faça o download do resumo executivo

Faça o download do case completo

Acesse a sistematização da implementação do Programa de Formação Docente em Competências Digitais em Mato Grosso