A Fundação Telefônica Vivo é uma das instituições selecionadas pelo Ministério da Educação (MEC) para contribuir com a ampliação e qualificação dos programas de formação digital de docentes e gestores da rede pública nacional. A plataforma de ensino no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (AVAMEC) vai disponibilizar no seu portfólio 24 cursos da Fundação, destinados ao desenvolvimento de competências digitais.
Em agosto do ano passado, o MEC abriu um edital para seleção de novos cursos a serem oferecidos no AVAMEC. O lançamento oficial, dessa nova oferta, foi realizado em uma live, no dia 21 de maio, com a participação de representantes do governo e especialistas em educação.
“A parceria da Fundação Telefônica Vivo com o MEC reforça o nosso compromisso em promover a tecnologia como aliada da educação pública. Ser professor é um ofício desafiador e complexo em um mundo cada vez mais digital, que demanda profissionais capazes de aprender a aprender”, afirma a Diretora-presidente da Fundação, Lia Glaz.
Aprendizado constante
A formação continuada é fundamental para apoiar docentes e gestores no desenvolvimento de competências digitais e na implementação de práticas pedagógicas inovadoras, ações que enriquecem as experiências de aprendizagem dos estudantes. “Neste contexto, o ensino a distância pode ajudar, desde que as formações sejam orientadas para a prática, como uma complementação ao processo formativo em serviço nas escolas que as redes de ensino realizam”, ressalta Lia.
Esse aprendizado docente constante permite que os educadores estejam atualizados e conectados com as novas tecnologias e metodologias de ensino, além de proporcionar ferramentas e estratégias para aperfeiçoar a qualidade do trabalho pedagógico em sala de aula.
Segundo a Gerente Sênior de Projetos Educacionais da Fundação, Karina Daidone Pimentel, a velocidade das inovações impacta muito o cotidiano do professor que está em sala de aula. “Por isso a formação continuada permite ao docente que se desenvolva pessoal a profissionalmente, elevando a autoconfiança e motivação”. Ela diz que se deve considerar o impacto positivo dessa formação no processo de ensino e aprendizagem e no dia a dia com os estudantes.
Karina também explica que a parceria com o MEC é estratégica para a Fundação, pois permite ampliar o alcance e a eficácia das iniciativas de formação continuada docente em tecnologias, em cursos integrados e disponíveis no AVAMEC. “Essa colaboração possibilita também a criação de conteúdos alinhados às diretrizes nacionais, promovendo uma formação mais coesa e relevante para os professores da educação básica”, reforça.
Plataforma de cursos AVAMEC
Os 24 cursos disponibilizados pela Fundação para o AVAMEC somam 1.440 horas, com formações individuais, que variam de 20 a 60 horas, com cursos assíncronos e autoinstrucionais. Todos os cursos são certificados por instituições reconhecidas pelo MEC e estão alinhados tanto à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como ao seu complemento, BNCC Computação.
Karina relata que estes 24 cursos foram cuidadosamente desenvolvidos para atender aos três eixos do Referencial da “Matriz de Saberes Digitais Docentes”, publicado em 2024. São eles: Ensino e Aprendizagem com uso de tecnologias digitais; Cidadania Digital; e Desenvolvimento Profissional.
Assim, as formações oferecem ferramentas e metodologias para integrar tecnologias digitais nas práticas pedagógicas; abordam temas como segurança on-line, ética digital e uso responsável das tecnologias; além de incentivarem a reflexão sobre a prática docente e oferecerem estratégias para o desenvolvimento contínuo das competências digitais, ajudando os professores a se manterem atualizados.
Autodiagnóstico AVAMEC
Cada professor ou gestor tem a oportunidade de avaliar como estão os seus conhecimentos de tecnologia aplicados à educação. Para isso, a plataforma AVAMEC disponibiliza o “Autodiagnóstico de Saberes Digitais Docentes“, uma ferramenta on-line gratuita onde o educador pode responder a um questionário para a identificação de pontos fortes, e o que é preciso aperfeiçoar, quando o assunto é conhecimento digital.
O objetivo é auxiliar os professores da Educação Básica – tanto do Ensino Fundamental, quanto do Ensino Médio – a identificarem seus “saberes digitais” para o melhor uso e aplicação na prática pedagógica em sala de aula. O teste é gratuito e proporciona um momento de autoconhecimento em tecnologias digitais.
Segundo dados do MEC, a plataforma registrou mais de 75 mil respondentes do teste autodeclaratório, entre janeiro de 2024 e abril de 2025. A maioria é de educadores que estão nos níveis iniciais e de familiarização dos saberes digitais. Isso significa que o docente está trilhando os primeiros passos ou sabe como que a tecnologia é importante no processo educativo e, de alguma forma, já a aplica na prática pedagógica.
Estes dados demonstram a relevância da promoção da formação docente continuada de competências digitais para os educadores das escolas públicas brasileiras. A personalização do ensino e a possiblidade do uso de Inteligência Artificial (IA) na análise de dados e informações para acompanhamento do aprendizado de cada aluno, são alguns dos benefícios dos saberes digitais docentes. Isso se reflete também no desenvolvimento dos planos de aula e da oportunidade de criação de práticas pedagógicas inovadoras que falem com os estudantes que são nativos digitais.
Conheça a plataforma
Acesse a plataforma AVAMEC para conhecer todos os cursos disponíveis da Fundação Telefônica Vivo para docentes e gestores. É possível filtrar as formações por nível de conhecimento, componente curricular e etapa de ensino.