Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Autoconhecimento é essencial para construir seu projeto de vida. Sabia que você pode contar com a ajuda de metodologias para se conhecer melhor? Confira as nossas dicas e #BoraPraticar

Muitos jovens devem estar passando, neste momento, por uma fase desafiadora, com dúvidas sobre qual é o melhor caminho para seguir rumo ao futuro. Quais são minhas habilidades? Como definir um futuro profissional que tenha a ver com os meus talentos? Arrisco empreender e abrir o meu próprio negócio?

Perguntas como essas podem passar pela sua cabeça. Respondê-las, às vezes, não é fácil, mas você pode encontrar uma saída ao construir o seu projeto de vida. 

Para estabelecer as metas e os objetivos de vida que você quer alcançar, sejam eles profissionais ou pessoais, um dos primeiros passos é se conhecer. 

autoconhecimento é um processo em que cada pessoa faz uma investigação sobre si. É a capacidade que temos de descobrir nossas virtudes, fraquezas, defeitos, habilidades e talentos. A partir da descoberta dessas características, temos mais facilidade para perceber quais devem ser as nossas ações e onde elas podem nos levar.

Para ajudar os jovens nesta jornada, existe uma série de ferramentas e metodologias com foco em autoconhecimento. Selecionamos algumas para você experimentar e iniciar esse processo rumo ao seu projeto de vida. Confira!

1. Pense Grande Digital

A iniciativa da Fundação Telefônica Vivo apoia e incentiva os jovens, a partir de 15 anos, a praticarem o autoconhecimento através de uma formação totalmente digital, 100% gratuita e com certificado de conclusão.

Se você deseja desenvolver seu projeto de vida, aliado a uma educação empreendedora, com aprimoramento de habilidades e competências para desenvolver soluções e oportunidades para si e para a sua comunidade, você pode realizar a formação do Pense Grande Digital, de qualquer região do Brasil. 

Clique aqui e inicie agora essa jornada de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, descobrindo caminhos e oportunidades para realizar seu projeto de vida.

2. Mandala Ikigai

Essa é uma ferramenta simples de autoconhecimento que pode te ajudar a estruturar os seus talentos, habilidades e paixões até você descobrir o seu ikigai – filosofia de vida da ilha de Okinawa, no sul do Japão, onde as pessoas são consideradas mais felizes e vivem em média mais de 100 anos, com alto nível de propósito. 

A mandala é formada por quatro círculos sobrepostos. Cada um deles tem um tema e você precisa refletir sobre eles para incluir nos círculos as informações pedidas: O que eu amo fazer; O que posso fazer bem; O que posso ser pago para fazer; e O que o mundo precisa. 

Depois de preencher a mandala, você conseguirá identificar o seu ikigai no centro das intersecções dos círculos.

3. SWOT Pessoal

A análise SWOT é muito utilizada por empresas para realizar seu planejamento estratégico. A metodologia ajuda as companhias a identificarem suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, para saberem como devem agir em seu mercado de atuação.

E essa análise também pode ser usada por jovens que estão em busca de autoconhecimento para traçar o seu projeto de vida. A SWOT Pessoal te ajuda a identificar habilidades e competências, para que você saiba quais características podem ser melhoradas para evoluir como pessoa e profissional.

Como a proposta é fazer com que você se conheça melhor, a ferramenta te ajuda a descobrir o que é preciso realizar para vencer suas dificuldades, aproveitar melhor as oportunidades, tornar mais forte seus talentos e competências e conquistar suas metas e objetivos. 

4. Linha da Vida 

Essa é uma das técnicas usadas pela Psicologia para proporcionar às pessoas o autoconhecimento.  O método tem como proposta a análise e a reflexão sobre determinados fatos da vida. E por se tratar de um processo de observação sobre acontecimentos e vivências, e as emoções associadas a elas, os resultados são percebidos gradativamente. 

Questões como “o que mudou em mim com o resultado desse aprendizado?”, “o que ganhei ou perdi naquele momento?” e “esse acontecimento está superado?” costumam nortear a reflexão da técnica, fazendo com que a pessoa se conheça melhor.

Faça uma linha reta e inclua nela algumas informações, seguindo a ordem cronológica dos fatos:

  • Os principais acontecimentos da sua vida, como nascimentos e eventos pessoais;
  • Momentos importantes que você viveu, como a conclusão de um curso, uma viagem ou um novo trabalho;
  • Os pontos de mudança de direção em que você passou por desafios ou iniciou uma nova fase, fortalecendo a sua postura;
  • Os momentos de “corte”, que serviram como um “divisor de águas” na sua trajetória.

Depois de preencher a sua Linha da Vida, analise com calma as informações colocadas no papel. Tente se aprofundar nas consequências de cada fato e evento. Assim, você poderá se conhecer melhor, se desenvolver e superar desafios. 

5. Cíngulo

Você também pode praticar o autoconhecimento usando a tecnologia. O aplicativo Cíngulo conta com um teste de autoavaliação simples de ser feito, em que você pode descobrir seus principais traços de emoção. Os resultados são elaborados com base em um estudo feito pela equipe de desenvolvimento do app, formada por psiquiatras e neurocientistas

Ao realizar o teste, você terá acesso a informações personalizadas para seguir com a sua jornada em outras ferramentas do aplicativo, como o Diário Emocional e as Sessões de Autoconhecimento. 

app está disponível gratuitamente para iOS e Android e ainda oferece conteúdos, técnicas, áudios e vídeos para o usuário fortalecer sua autoestima.

5 ferramentas voltadas para o autoconhecimento
5 ferramentas voltadas para o autoconhecimento