Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Inteligência artificial, ensino baseado em competências e inclusão serão alguns dos destaques na educação ao longo do ano

#Educação#Educadores

A imagem mostra uma estudante negra digitando em seu notebook. Ela está vestindo jaqueta jeans. Ao seu lado, estão outros estudantes em uma bancada de estudos.

Com a chegada do novo ano letivo, vale ficar de olho nos temas que serão destaques na educação em 2024. No último ano, a trajetória pedagógica rumo à educação pública de qualidade norteou os debates no setor. A expectativa agora é que as transformações digitais nos processos de ensino e aprendizagem estejam nos holofotes.

O uso de inteligência artificial para personalização do ensino e suporte pedagógico está em alta. Além disso, inclusão e educação socioemocional permanecem pautando o debate. É o que indica Rafael de Carvalho Pullen Parente, diretor-executivo do Instituto Salto, organização que mapeia e sistematiza práticas para apoiar qualidade e equidade na educação brasileira.

Com a ajuda do especialista, que também faz parte do Movimento Todos pela Educação, elencamos os 5 temas que serão destaques na educação ao longo do ano. Confira a seguir:

1. Inteligência artificial para personalização da aprendizagem

Atualmente, as discussões sobre os impactos da inteligência artificial (AI) na educação começam a dar lugar às possibilidades que esse recurso oferece para melhorar processos dentro e fora da sala de aula.

Rafael Parente destaca que a inteligência artificial para personalização da aprendizagem será um dos grandes destaques na educação em 2024. Isso porque ela permite que o ensino seja direcionado de acordo com os interesses e conhecimentos prévios de cada estudante. “A inteligência artificial consegue rapidamente ter informações e gerar um itinerário formativo personalizado”, exemplifica.

Além disso, há a ampliação de acesso à recursos digitais. E-books, videoaulas e plataformas de gamificação continuarão garantindo que os estudantes possam aprender mais e melhor, dentro e fora da sala de aula.

2. Ensino baseado em competências

Em um mundo em transformação, a função pedagógica é igualmente atravessada por mudanças significativas. Mais do que transmitir conteúdos, os educadores têm papel de mediadores. Devem frequentemente auxiliar os estudantes em temas como resolução de conflitos, pensamento lógico, criatividade e inteligência emocional.

Por isso, o ensino baseado em competências, permanecerá como um dos destaques na educação em 2024. De acordo com Parente, a aprendizagem a partir de competências é uma maneira inteligente de deixar a formação mais alinhada tanto às capacidades quanto às necessidades dos estudantes.

Nesse sentido, tecnologia e recursos digitais são aliados não só para personalização do ensino como também para identificar lacunas na trajetória de cada estudante. Para isso, a formação continuada em tecnologias digitais será fundamental para inovações pedagógicas, como apontou a pesquisa TIC Educação 2022

3.Educação socioemocional

Junto com o desenvolvimento cognitivo, a educação tem um importante papel nas habilidades sociais e emocionais dos indivíduos. “De fato, as escolas estão cada vez mais reconhecendo a importância do bem-estar emocional dos profissionais da educação e dos estudantes”, afirma Débora Garofalo, professora de Tecnologias e especialista em Educação, em artigo publicado na Revista Educação.

Só para exemplificar, a procura de escolas por soluções voltadas para a educação socioemocional aumentou 316% no primeiro semestre de 2023. O levantamento foi realizado pela Educa, plataforma que oferece soluções para o ensino de competências socioemocionais em crianças e jovens.

Além disso, nessa modalidade também estão as competências relacionadas ao empreendedorismo, que são destacadas por Rafael Parente como um dos temas de destaque na educação em 2024, devido às preocupações com o futuro do trabalho.

Nesse sentido, desenvolvimento de autonomia e resolução de problemas são algumas das aptidões relacionadas à educação socioemocional que Parente destaca como importantes para serem estimuladas nos estudantes.

4. Inclusão

A garantia de inclusão na escola segue como tarefa das mais desafiadoras. Segundo o especialista, o tema ganha cada vez mais centralidade no debate graças à produção de pesquisas e à formação de profissionais com ferramentas, tecnologias e conhecimentos necessários para buscar equidade na educação pública do país.

“Historicamente, o Brasil tentou fazer uma inclusão meio forçada, sem que as escolas e os profissionais estivessem prontos para lidar com o tema. Atualmente já sabemos o que precisamos fazer, que é apoiar escolas e profissionais nesse sentido”, comenta Parente, enfatizando a necessidade de igualar oportunidades e reduzir desigualdades.

5. Gestão efetiva com o uso da tecnologia

Do ponto de vista da gestão educacional e das políticas públicas, a tecnologia é frequentemente uma aliada. Ela pode, por exemplo, ajudar a estruturar sistemas educacionais que sejam mais efetivos com a utilização de menos recursos.

A tecnologia também facilita a articulação entre entes educacionais, além de  otimizar processos e viabilizar a construção de políticas públicas mais assertivas, baseadas em dados. Sendo assim, o tema seguirá em alta na educação em 2024.

“Recursos e ferramentas tecnológicas oferecem um olhar mais amplo para o setor da educação como um todo, permitem fazer testes e oferecem caminhos assertivos para mudanças positivas”, finaliza Rafael Parente.

5 temas que estarão em evidência na educação em 2024
5 temas que estarão em evidência na educação em 2024