Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

São várias as frentes de atuação para estudantes que desejam seguir carreira na área da Tecnologia, setor indispensável para diversos tipos de negócio e com alta demanda de vagas no mercado de trabalho. Confira a lista das profissões da área de Tecnologia que serão destaque no próximo ano!

#Educação#Listas#TecnologiasDigitais

Imagem mostra um jovem estudante negro sentado de frente a um computador. Ao fundo, é possível ver uma estudante, branca, também em um computador

Projetar uma carreira na área da tecnologia pode ser um investimento promissor para estudantes que estão concluindo o Ensino Médio. Afinal, as oportunidades de trabalho nessa área não param de crescer, ao mesmo tempo em que ainda faltam profissionais qualificados nesse setor.

De acordo com levantamento feito pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom), o déficit de profissionais em TI no Brasil pode chegar a 800 mil pessoas em 2025. Por outro lado, a remuneração de quem trabalha nesse setor é bastante atraente: até 2,2 vezes a mais do que a média salarial nacional, segundo a Brasscom.

Há uma variedade de campos de atuação que podem ser explorados na área de tecnologia. Os profissionais conseguem percorrer desde o desenvolvimento de jogos, passando por cibersegurança e automação, até design e programação. Ou seja, a tecnologia não se limita apenas ao desenvolvimento de sistemas, como é muito conhecida.

Mesmo com a automação e a Inteligência Artificial (IA) mudando a forma como se trabalha, a tecnologia pode, a curto prazo, criar mais oportunidades de trabalho do que reduzir as ofertas. É o que mostra o mais recente relatório O Futuro do Trabalho, produzido pelo Fórum Econômico Mundial.

Nesse caminho, a Geração Z, como são chamados os nascidos a partir de 1995, pode ser protagonista. Afinal, esses jovens constituirão 23% da força de trabalho mundial até 2024. Desse modo, isso mostra que o panorama profissional está sendo moldado por uma geração que cresceu envolvida com a tecnologia.

 

Profissões da área de Tecnologia que estarão em alta em 2024

Para quem está planejando investir nos estudos na área de Tecnologia no próximo ano ou mesmo iniciar uma carreira promissora nesse setor, apresentamos uma lista com as profissões que estarão em alta. Confira!

 

1. Desenvolvedor de Inteligência Artificial (IA) Generativa

A IA Generativa é uma parte da Inteligência Artificial que produz novos conteúdos, dados e informações utilizando um conjunto de dados e entradas já existentes. Basicamente, ela aprende com os dados fornecidos, permitindo que seus algoritmos gerem resultados semelhantes com base no conhecimento adquirido durante o treinamento.

“A expansão acentuada da IA Generativa indica que o desenvolvimento e a implementação de soluções cognitivas continuarão robustos. De fato, existe uma notável tendência de as organizações desenvolverem suas próprias IAs Generativas, permitindo que aproveitem todo o potencial dessa tecnologia sem depender inteiramente das grandes empresas de tecnologia. Nesse sentido, desenvolvedores especializados em IA Generativa serão altamente disputados no mercado”, afirma o professor Wagner Sanchez, pró-reitor do Centro Universitário FIAP e especialista em Inteligência Artificial pela PUC-Campinas.

 

2. Cientista de Dados

Cientista de dados é o profissional que utiliza habilidades e conhecimentos em estatísticas, programação, aprendizado de máquina e outras disciplinas relacionadas para extrair insights e conhecimentos a partir de dados. Dessa maneira, esse profissional tem a oportunidade de trabalhar em diversos setores, como finanças, saúde, tecnologia e marketing, desempenhando um importante papel para apoiar a tomada de decisões de empresas e impulsionar negócios.

De acordo com o estudo “Panorama das carreiras 2030: o que esperar das profissões até o fim da década”, encomendado pela TOTVS, cientista de dados foi apontada como a profissão mais relevante por 33% dos 477 participantes do levantamento.

3. Especialista em Cibersegurança

O especialista em Cibersegurança desempenha o papel de criar e implementar soluções de rede seguras, conduzindo testes por meio de diversas ferramentas. Assim, o foco é garantir a proteção de uma empresa contra ameaças virtuais e ataques realizados por hackers criminosos.

“O investimento em sistemas de segurança, utilizando ainda mais a inteligência artificial, deve permanecer sólido, abrindo excelentes oportunidades para profissionais especializados em defesa cibernética”, destaca o professor.

 

4. Profissional de Conectividade, IoT e 5G

“A velocidade proporcionada pelo 5G impulsionará a indústria da Internet das Coisas (IoT), especialmente em setores como saúde, agricultura e indústria. Nesse sentido, as empresas buscarão profissionais capazes de integrar hardware e software para otimizar a utilização do 5G”, aponta Wagner.

A implementação da tecnologia 5G demanda habilidades e conhecimentos especializados em campos como redes sem fio, segurança cibernética e análise de dados.  Assim, empresas podem encontrar desafios ao buscar profissionais com tais habilidades ou ao capacitar sua equipe existente para lidar com o 5G, tornando o investimento nessa área uma decisão estratégica e acertada.

5. Especialista em Smart ESG

Um especialista em ESG (Environmental, Social and Governance) é responsável por respaldar a empresa na execução de iniciativas relacionadas aos aspectos sociais, ambientais e de conformidade. Em outras palavras, é encarregado de assegurar a incorporação dos valores ESG em diversos aspectos das companhias, como estratégias, ambiente de trabalho e resultados.

“De fato, há uma grande oportunidade para os profissionais de Tecnologia se especializarem em fornecer soluções que reduzam a pegada de carbono, promovam a inclusão e estejam em conformidade com governanças eficientes”, enfatiza Wagner.

 

6. Desenvolvedor de Experiência Digital

O papel de um Desenvolvedor de Experiência Digital é avaliar, por meio de um mapeamento detalhado, as situações que envolvem o desenvolvimento de um projeto. Desde o primeiro contato do cliente com o produto, abrangendo todo o processo de utilização, até a sua conclusão.

O professor Wagner ressalta que “as empresas continuarão a investir significativamente em experiências digitais para seus clientes, incluindo realidades virtual, aumentada e mista. Isso representa uma grande oportunidade para desenvolvedores e designers digitais, que entregam experiências digitais alinhadas aos desejos das pessoas”.

7. Estatístico

O trabalho de um estatístico abrange o planejamento e a coordenação da coleta de dados, utilizando métodos como questionários, medições e entrevistas. Esse profissional organiza e analisa as informações obtidas com o propósito de esclarecer fenômenos econômicos, naturais ou sociais. Então, sua função está ligada à interpretação de dados para convertê-los em informações úteis. Mas o estatístico também desenvolve modelos matemáticos que têm a capacidade de processar esses dados, conduzir análises complexas e realizar cruzamentos de informações.

Uma das características mais atrativas para os profissionais da área de Estatística é a oportunidade de atuar em diversos campos do conhecimento. Entre eles, Economia, Medicina, Computação, Administração, Biologia e Psicologia.

7 profissões da área de Tecnologia que estarão em alta em 2024
7 profissões da área de Tecnologia que estarão em alta em 2024