Informe Social 2025: inclusão digital como chave para a equidade na educação pública.

Notícias

08.04.2020
Tempo de leitura: 4 minutos

Casal que percorre o Brasil em busca de pessoas transformadoras lança e-book com histórias

Recheada de momentos especiais, a publicação dos Caçadores de Bons Exemplos traz passagens das viagens e trajetos percorridos por Iara e Eduardo, que vivem em um automóvel rodando o país

Imagem mostra Iara Xavier, do Caçadores de Bons Exemplos, abraçada com crianças. Todos sorriem para a câmera.

Foi percorrendo 1.047.072 quilômetros(mais de 20 voltas ao mundo) em 10 anos, que os Caçadores de Bons Exemplos, Iara e Eduardo Xavier, encontraram mais de dois mil projetos sociais que fazem a diferença em diferentes cantos do Brasil. O casal acaba de disponibilizar um e-book dessa trajetória que os motivou a seguir esse objetivo, reunindo os momentos de muito aprendizado e histórias de pessoas que transformam realidades nas comunidades onde vivem.

A publicação está disponível gratuitamente no site da dupla, que tem como missão buscar essas pessoas que estão criando soluções e não apenas olhando para os problemas do mundo. Na estrada, eles colecionam histórias emocionantes e muitas ideias inspiradoras. Os relatos colhidos ao longo de sua trajetória fazem parte do diário de bordo da viagem que eles mesmos foram alimentando nesse período.

“Já tínhamos o livro físico publicado, que se tornou um best-seller independente no Brasil, com mais de 120.000 exemplares distribuídos. Com a pandemia do Coronavírus, decidimos disponibilizar o e-book gratuitamente, para que as pessoas possam se inspirar nas histórias que catalogamos”, comenta Iara.

Pé na estrada

Entre as memórias retratadas na publicação, estão desde as praias paradisíacas de Santa Catarina, o canto de seriemas debaixo da barraca onde dormiam e o lindo nascer do sol no Rio Araguaia, até as estradas sem iluminação por rotas perigosas do país. E também, felizmente, a valiosa ajuda de desconhecidos. Iara e Eduardo carregam na bagagem não somente as histórias das pessoas que encontraram no meio do caminho, mas também experiências que irão guardar para sempre em suas memórias.

Leia mais: 7 iniciativas que incentivam a solidariedade

A publicação traz uma série de bastidores a partir do dia em que o casal tomou a decisão de colocar o pé na estrada, em 2011. Eles venderam o carro e o apartamento onde moravam e saíram em uma viagem pelo país em busca de bons exemplos.

“Vi neles a curadoria que sempre sonhei. A curadoria de empreendedores sociais. Alguém que viu e sentiu in loco o poder transformador da educação, cultura, música, esporte…Orquestrado não pelo Estado ineficiente, mas pelas mãos dos mais diversos e brilhantes brasileiros”. Este trecho é assinado pelo apresentador Luciano Huck, responsável pelo prefácio do e-book.

“Muita gente nos pergunta se conseguimos mudar o mundo. Infelizmente não. O planeta Terra nós não mudamos, mas o mundo das pessoas que passaram pelo nosso caminho, sim. Quer mudar o mundo? Faça o mais difícil, mude a si mesmo. Às vezes, a gente reclama de tudo de ruim que acontece conosco e esquece de agradecer os pequenos momentos. Esse foi um grande aprendizado”, comenta Iara.

 

Personagens da vida real

Histórias como a de Tião Rocha, um inquieto educador popular e folclorista mineiro, chamam a atenção na publicação. Criador da Pedagogia da Roda e idealizador de projetos como o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento, que desenvolve ações educacionais que promovem a cultura brasileira, é um dos personagens inspiradores retratados no e-book, que conta com 2116 bons exemplos catalogados.

Leia mais: As lições do voluntariado em tempos de coronavírus

Aparecem ainda no e-book projetos como o Moinho Cultural, criado por Márcia Rolon, uma bailarina decidida a tirar do balé o estigma de arte para gente com dinheiro no bolso. Dessa forma, ela criou um projeto cultural gratuito, no qual as crianças aprendem dança e música. Nesse formato, existe também o Instituto Samurai- Zen, criado por Adaias e sua esposa, Edvane, que fizeram um anexo em sua casa em Paraupebas, no Pará, para atender crianças e adolescentes em situação de risco social e lá oferecem aulas de caratê,balé e ginástica.

Para quem pretende fazer o bem ao próximo, os Caçadores de Bons Exemplos têm uma dica: Coragem! “Essa palavra vem do latim “cor + aticum” que é igual a agir com o coração. Seguir aquilo que nosso coração, nossa alma, nos pedem. Se você gosta de animais, não adianta ir a um projeto de idosos. Se você gosta de idosos não adianta trabalhar com crianças. Encontre uma causa que faça seu coração pulsar”, aconselha Iara.

Baixe aqui o e-book!


Outras Notícias

Dia do Estudante: preparar os jovens para a era da inteligência artificial é um desafio da educação

11/08/2026

Dia do Estudante: preparar os jovens para a era da inteligência artificial é um desafio da educação

Mais do que aprender a usar ferramentas digitais, estudantes precisam desenvolver pensamento crítico, criatividade e competências para atuar em uma sociedade cada vez mais influenciada pela inteligência artificial.

Como tecnologia, IA e formação docente fortalecem a recomposição da aprendizagem

31/07/2026

Como tecnologia, IA e formação docente fortalecem a recomposição da aprendizagem

Plataformas adaptativas, análise de dados e inteligência artificial ajudam professores e gestores a identificar lacunas de aprendizagem e personalizar estratégias para apoiar estudantes

Implementar a BNCC Computação é o caminho para trabalhar inteligência artificial na escola

27/07/2026

Implementar a BNCC Computação é o caminho para trabalhar inteligência artificial na escola

As competências necessárias para compreender algoritmos, dados e os impactos da IA já estão previstas nas diretrizes para o ensino da computação. O desafio das redes de ensino agora é transformar os currículos já atualizados em experiências concretas de aprendizagem

12 jogos gratuitos para desenvolver pensamento computacional e raciocínio lógico na escola

20/07/2026

12 jogos gratuitos para desenvolver pensamento computacional e raciocínio lógico na escola

Lista reúne opções digitais e de tabuleiro que transformam conteúdos curriculares em desafios interativos e ajudam estudantes a desenvolver habilidades essenciais para a resolução de problemas.

ECA Digital amplia a proteção de crianças e adolescentes e fortalece a cidadania digital nas escolas

15/07/2026

ECA Digital amplia a proteção de crianças e adolescentes e fortalece a cidadania digital nas escolas

A atualização do Estatuto da Criança e do Adolescente incorpora novos desafios do ambiente digital e amplia a responsabilidade das escolas na formação dos estudantes. Para apoiar educadores, a Fundação Telefônica Vivo oferece gratuitamente o curso Cidadania Digital, da plataforma Escolas Conectadas.

Formação de professores de matemática: como a tecnologia pode apoiar a aprendizagem docente

08/07/2026

Formação de professores de matemática: como a tecnologia pode apoiar a aprendizagem docente

Resultados da Prova Nacional Docente evidenciam desafios na formação de professores e mostram como tecnologias digitais podem apoiar o desenvolvimento profissional docente e contribuir para a aprendizagem em matemática.