Informe Social 2024: conheça nossas ações em prol da educação pública!

Notícias

21.01.2022
Tempo de leitura: 7 minutos

6 tendências que seguem na educação em 2022

Os aprendizados pós-pandemia estabelecem um equilíbrio entre tendências inovadoras e a garantia de direitos básicos. Confira a lista!

Imagem mostra um menino estudando com o apoio de um celular. Ele usa óculos, está com um lápis na mão direita, escrevendo em um caderno. O celular e o caderno estão sobre uma mesa.

Cultura maker, gamificação e realidade virtual são algumas das tendências para a educação do século XXI. Embora elas já estejam sendo implementadas em escolas do Brasil e do mundo, essas metodologias ganharam uma nova perspectiva após a pandemia do coronavírus.

De fato, o período evidenciou as desigualdades de acesso à tecnologia e infraestrutura das escolas e potencializou o uso de tecnologias digitais em sala de aula. Além disso, destacou a necessidade de formar educadores preparados para adotar reformas curriculares inovadoras.

“A transformação digital é uma mudança que afeta o comportamento das pessoas. Se a escola acolhe essas metodologias ativas, também tem de se preparar pedagogicamente para criar novos cenários de aprendizagem”, avaliou o desenvolvedor de tecnologias educacionais Luciano Meira, durante o enlighted Brasil 2021.

Sendo assim, os aprendizados para a educação pós-pandemia estabelecem um equilíbrio entre inovação e garantia de direitos básicos.

De acordo com o estudo “Reimaginando juntos nossos futuros: Um novo contrato social para a educação”, publicado pela UNESCO, em 2021, a colaboração é a palavra-chave para redefinir os caminhos até 2050.

“O respeito pelos direitos humanos e a preocupação com a educação enquanto um bem comum devem se tornar os fios centrais que unem nosso mundo compartilhado e o futuro interconectado”, reforçou Sahle-Work Zewde, presidente da Etiópia e coordenadora da comissão responsável pelo estudo da UNESCO.

Confira 6 tendências para a educação que devem seguir em 2022.

1. Lifelong Learning – Aprendizado ao longo da vida

O lifelong learning, ou aprendizado ao longo da vida, é uma proposta de desenvolvimento contínuo do conhecimento. Assim como defende a educação integral, seu objetivo é despertar a consciência sobre o processo de aprendizagem para que ele ocorra dentro e fora da sala de aula. Dessa forma, os jovens do século XXI estarão mais preparados para encontrar soluções significativas para o contexto em que vivem.

Nesse sentido, a ideia é que as pessoas não se limitem a um tempo ou espaço para aprender, tendo a oportunidade de agregar experiências formativas em diversas ocasiões.

2. Gestão colaborativa e otimizada

Criar vínculos entre a comunidade, flexibilizar as estratégias pedagógicas e conduzir a busca ativa de estudantes em risco de evasão escolar estão entre as demandas mais urgentes dos gestores após a pandemia.

Além disso, esses profissionais ainda são responsáveis pela administração das instituições de ensino. Pensando nisso, as EdTechs estão cada vez mais comprometidas a encontrar soluções tecnológicas para otimizar o trabalho da gestão escolar.

Dessa forma, os gestores poderão priorizar as necessidades da comunidade. A tendência é utilizar ferramentas digitais para organizar os processos administrativos e abrir espaço para que os estudantes, educadores e familiares façam parte das decisões tomadas pela escola.

3. Uso de tecnologias digitais

A cultura digital é uma das dez competências gerais definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ao trazer recursos digitais para o dia a dia na escola, os estudantes têm a oportunidade de debater, usar e criar tecnologias de forma crítica e ética.

Por exemplo, jogos eletrônicos, plataformas digitais, aplicativos, softwares educacionais, programação e robótica são algumas das tecnologias digitais que podem ser utilizadas em sala de aula. Além de trabalhar o pensamento computacional, elas favorecem o engajamento dos estudantes.

Para auxiliar os educadores, a Fundação Telefônica Vivo criou a Coleção de Tecnologias Digitais. Os seis cadernos reúnem conteúdos e sequências didáticas sobre temas como pensamento computacional, programação, narrativas digitais e robótica sustentável. Baixe agora o material e comece a implementar a cultura digital em sala de aula!

4. Social Learning – Habilidades Socioemocionais

O equilíbrio entre desenvolvimento cognitivo e socioemocional passou a ser tão importante quanto a adoção de metodologias ativas de aprendizagem. Afinal, estudantes e educadores vêm enfrentando durante a pandemia uma série de desafios relacionados à saúde mental.

Por outro lado, o período trouxe uma oportunidade de colocar as habilidades socioemocionais como prioridade e uma das tendências para a educação. Uma vez que é a partir da interação com o outro que exercitamos a empatia, a colaboração, a flexibilidade e a resolução de problemas.

Tais competências são de extrema importância não apenas para construir conhecimento, mas também para o convívio em sociedade.

5. Data Literacy – Letramento Digital

Em uma sociedade digital, a fluência em dados é tão importante quanto aprender a ler e a escrever. Não à toa, o letramento digital tornou-se um dos pré-requisitos para ingressar no mercado de trabalho. Apesar disso, um estudo feito pelo Data Literacy Index revela que 76% da força de trabalho mundial ainda não domina essa habilidade.

Sendo assim, a educação em dados ocupa papel central para reverter esse cenário. E é uma das tendências para a educação. E o mais interessante é que existem formas criativas de abordar a Ciência de Dados com os recursos disponíveis em sala de aula. Inclusive, ela pode começar a ser trabalhada desde a pré-escola!

6. Ensino Híbrido e personalização da aprendizagem

De tendência à realidade, o conceito de Ensino Híbrido ganhou repercussão no Brasil durante a pandemia. Em um curto espaço de tempo, estudantes e educadores tiveram que conciliar os objetivos de aprendizagem ao uso das tecnologias.

Dessa maneira, o que começou como uma estratégia emergencial de Ensino Remoto permitiu uma aproximação da modalidade híbrida. A proposta do Ensino Híbrido, considerado uma das tendências para a educação, é combinar ambientes digitais e presenciais de aprendizagem.

Entretanto, para além do digital, o diferencial do Ensino Híbrido é a possibilidade de repensar a organização da sala de aula, colocando o educador como mediador e o estudante como o centro do próprio aprendizado. Dessa forma, é possível personalizar as intervenções pedagógicas de acordo com as necessidades individuais e coletivas dos estudantes.

Tecnologias imersivas na educação!

Já imaginou explicar sobre a Revolução Francesa passeando pelas ruas de Paris? Ou falar sobre o sistema solar ao mesmo tempo em que interage com os planetas? Essas são algumas das propostas das tecnologias imersivas para a educação.

Através de dispositivos de realidade aumentada, estudantes e educadores podem romper com as dinâmicas de tempo e espaço. Consequentemente, os conceitos ficam mais próximos da realidade e o engajamento durante as aulas aumenta.

Apesar de parecer distante das escolas públicas no Brasil, esse tipo de tecnologia já está disponível gratuitamente no Google Arts & Culture, por exemplo. O SENAI (Serviço Nacional de Educação Industrial) também utiliza realidade aumentada por meio de um aplicativo que pode ser acessado pelo celular.


Outras Notícias

Ferramentas digitais como aliadas da gestão escolar

03/07/2025

Ferramentas digitais como aliadas da gestão escolar

O uso estratégico de tecnologias digitais na administração educacional fortalece o planejamento, aprimora processos e apoia a atuação de gestores nas redes públicas de ensino

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

18/06/2025

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

Em 2024, a Fundação Telefônica Vivo reafirmou seu compromisso com a educação pública, promovendo inclusão e inovação nas escolas por meio da tecnologia

Dia dos Voluntários mobiliza 10 mil colaboradores e beneficia 51 instituições em todo o Brasil

18/06/2025

Dia dos Voluntários mobiliza 10 mil colaboradores e beneficia 51 instituições em todo o Brasil

Uma das maiores iniciativas corporativas no país, o Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo mobilizou ações simultâneas em 34 cidades, atendendo cerca de 45 mil pessoas

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

10/06/2025

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

O pesquisador Fábio Campos, do Transformative Learning Technologies Lab, da Universidade de Columbia (EUA), fala dos benefícios e desafios do uso da IA e dá exemplos de como ele pode ser aplicada em sala de aula

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

28/05/2025

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

Docentes dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará contam como incorporaram ferramentas digitais para tornar os conteúdos educacionais mais atrativos, interativos e dinâmicos

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

22/05/2025

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

O AVAMEC, plataforma de aprendizado contínuo do Ministério da Educação (MEC), agregou no seu portfólio 24 cursos da Fundação Telefônica Vivo focados no desenvolvimento de competências digitais para docentes e gestores