História do projeto PLT4Way será contada no Pense Grande.Doc, programa exibido pelo Canal Futura em parceria com Fundação Telefônica Vivo

Aprender outros idiomas pode oferecer muitas vantagens. Além de contribuir com o  desenvolvimento de habilidades cognitivas, o domínio de outra língua abre caminhos para oportunidades de trabalho e transformação social.

Pensando nisso, dois jovens da periferia paulistana, Diogo Bezerra (25) e Diego Ramos (24) criaram o PLT4Way,  um projeto que oferece curso de inglês gratuito para estudantes que não têm condições de investir em um curso de idiomas.

O sistema é simples: por meio de financiamento cruzado, o lucro obtido a partir de alunos pagantes é transferido para a educação 100% gratuita de um estudante da comunidade Jardim Pantanal, na Zona Leste de São Paulo.

A ideia surgiu em setembro de 2016, e resultou na abertura da empresa em abril de 2017. A estrutura do projeto, no entanto, foi produto de experiências que marcaram a trajetória pessoal de ambos, motivando-os a sempre manter o impacto social na raiz do modelo de negócios da PLT4Way.

“Foi por isso que nós nascemos, foi esse o propósito que nos tocou”, conta Diogo Bezerra. “É maravilhoso para nós contribuir e dar acesso a algo que não tivemos na nossa juventude e que nós consideramos de extrema importância como ferramenta de mudança social”, complementa o jovem.

Os jovens Diego e Diogo falam para uma plateia de alunos em uma escola de São Paulo

Pense Grande.Doc

A trajetória dos garotos no mundo do empreendedorismo social será contada no Pense Grande.Doc, no episódio que vai ao ar dia 22 de novembro. O documentário traz cases de jovens empreendedores de sucesso e é fruto de uma parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e o Canal Futura.

O episódio tambem contará um pouco mais da história de vida dos jovens, os planos para o futuro da PLT4Way e o primeiro contato com o idioma, que lhes proporcionou a chance de investir no desenvolvimento pessoal e no empreendedorismo social como negócio. “Não é só o glamour de você ter seu próprio negócio ou poder gerar empregos, é também muita batalha”, acrescenta Diego, sobre os desafios de empreender.

Em novembro, mais quatro projetos ganham destaque no Pense Grande.Doc. Uma das iniciativas, que foi ao ar dia 8 de novembro, é o Art Ato, projeto que surgiu a partir da experiência de Heitor Santos, homem trans, e Maynara Santana, mulher cis, que juntos decidiram investir em um espaço de resistência e afirmação econômica para as comunidades marginalizadas pela sociedade.

Movimentando o mercado de Belém, o Art Ato oferece aos gays, trans, lésbicas, negras e negros a oportunidade de trabalharem em um ambiente acolhedor e empreendedor, realizando serviços ligados às seguintes áreas: estilo, moda e economia criativa. No espaço, são oferecidos cortes de cabelo, venda de acessórios, tatuagens, bazares, eventos de conscientização, entre outras manifestações artísticas e criativas.

Quer conhecer mais iniciativas que transformam boas ideias em ações de impacto social? Confira as datas de exibição dos episódios* que ainda vão ao ar em novembro:

15/11 – Projeto de Biogás

22/11 – PLT4way

29/11 – Flor do Sertão

*Os episódios do Pense Grande.Doc são exibidos todas as quintas feiras, às 22h15, pelo Canal Futura e no YouTube da Fundação Telefônica Vivo.

Empreendimento social oferece curso de inglês gratuito em periferias de SP