Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Selecionamos alguns dos principais podcasts infantis que ajudam a despertar o interesse dos pequenos pela escuta e são opções de entretenimento. Confira!

#Educação#Educadores#Listas

Imagem mostra uma menina em uma sala de estar. Ela está sentada sobre um tapete, encostada em uma poltrona, está usando fones de ouvidos e segurando um aparelho que parece ser um celular.

Podcast é uma mídia que está fazendo a cabeça, ou melhor, os ouvidos de muita gente. Afinal, a ferramenta digital oferece conteúdos gravados em formato de áudio, que podem ser ouvidos em sites ou aplicativos. Além disso, os programas costumam ter múltiplas linguagens para agradar diferentes tipos de ouvintes. Inclusive as crianças. Nesse sentido, os podcasts infantis já são uma alternativa ao tempo de tela para esse público.

De acordo com pesquisa realizada pela Kids Listen, 74% das crianças realizam uma ação, como iniciar uma conversa, depois de ouvir um podcast. Assim, esse formato de mídia também pode estimular a escuta e a imaginação dos pequenos. Da mesma forma, ouvir histórias e outros conteúdos via podcast é uma ação que favorece o convívio familiar. Afinal, crianças e pais podem ouvir podcasts juntos. Mesmo que estejam em ambientes diferentes.

Por isso, reunimos seis indicações de podcasts infantis que vão ajudar as crianças a se divertirem com histórias, músicas e curiosidades. Ao mesmo tempo em que despertam os seus sentidos. Confira a seguir!

1- Coisa de Criança 

Se você conhece uma criança curiosa, que sempre quer saber como ou por quê as coisas acontecem de tal maneira, o “Coisa de Criança” é o podcast ideal. Ele é feito para crianças que gostam de aprender. E que se interessam por diferentes assuntos. Sendo assim, os conteúdos têm como objetivo explicar o mundo para as crianças.

Três temporadas de episódios estão disponíveis para os ouvintes. A primeira esclarece curiosidades sobre os fenômenos da natureza. Na segunda, as crianças podem aprender sobre o mundo animal. Já na terceira, os episódios tratam sobre temas diversos. Por exemplo: o que é amor? Por que nós damos risada? Ou mesmo por que não tem neve no Brasil?.

Disponível no site e no Spotify.

 

2- Deixa que eu te conto 

Dentre as opções de podcasts infantis, o  “Deixa que eu te conto” foi criado pelo Unicef com a proposta de conversar com crianças e famílias de todo o Brasil. Desse modo, a iniciativa foi pensada com foco no desenvolvimento infantil e tem conteúdos que podem ajudar na educação das crianças durante o isolamento social.

Os episódios são alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e tratam sobre temas relacionados às populações do território amazônico e afro-brasileiras. Assim sendo, a ideia é estimular a cocriação e a imaginação de crianças de até oito anos de idade a cada história, brincadeira ou entrevista. Desse modo, elas poderão ser protagonistas do próprio desenvolvimento e da sua aprendizagem.

Disponível no Spotify.

 

3- Scikids 

“Crianças perguntam, cientistas respondem”. Esse é o mote do podcast “Scikids”, que tem a proposta de ser um canal de informações para crianças curiosas e interessadas em ciência.

As crianças que acompanham os episódios se “sentem em casa”, já que as perguntas dos episódios foram gravadas por crianças de diferentes idades. Além disso, os pequenos ouvintes do Scikids são incentivados a enviar suas dúvidas e curiosidades para a equipe, que pesquisa as respostas e as apresenta em novos episódios.

Só para ilustrar, “Por que a cola cola?”, “Por que a água do rio é doce e a do mar é salgada?” e “Os animais conseguem pegar coronavírus?” são algumas das questões esclarecidas pelo podcast.

Disponível no Deezer e na Player FM.

4- Histórias de ninar para garotas rebeldes 

Os conteúdos do podcast pretendem inspirar meninas e meninos a conhecerem mulheres inspiradoras de diferentes gerações. Além de incentivar garotas a sonhar grande. E lutar pelo que desejam. Foi criado a partir do livro que leva o mesmo nome, das autoras Elena Favilli e Francesca Carvalho.

Por exemplo, há episódios sobre a história de Frida Khalo (Uma garota que vivia em uma casa azul) e sobre a cantora estadunidense Maria Callas (Uma garota que nasceu com uma incrível e poderosa voz), narrada pela cantora Daniela Mercury.

Disponível no Spotify.

 

5- Conta pra mim? 

Em episódios curtos, de até cinco minutos, histórias infantis conhecidas dos livros são contadas de maneira inusitada pela equipe que produz o podcast.

Além disso, as trilhas e os efeitos de som aplicados em cada conto fazem as crianças usarem a imaginação e a criatividade enquanto ouvem o conteúdo narrado pelos apresentadores Fafá e Thiago.

Disponível no Spotify.

 

6- Programa Maritaca 

O Programa Maritaca conta com um repertório repleto de músicas, brincadeiras e, claro, histórias infantis. O podcast foi idealizado por Mariana Piza ao perceber a sua vocação para contar histórias para engajar crianças.

Um dos diferenciais do podcast é a participação de adultos, que compartilham no quadro “Quando eu era pequeno” suas experiências da infância.  Como o músico André Abujamra, que conta como eram as suas invenções com extraterrestres na infância. Por fim, na seção “Brincadeiras”, pesquisadores e educadores indicam aos pais recursos educativos e divertidos.

Disponível no Spotify.

Podcasts infantis: 6 indicações para estimular a imaginação das crianças
Podcasts infantis: 6 indicações para estimular a imaginação das crianças