Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

05.11.2021
Tempo de leitura: 5 minutos

6 aplicativos para aprender idiomas que vão te conectar com seu projeto de vida

Quem estuda uma nova língua tem mais chances de conquistar melhores colocações profissionais. Descubra aplicativos gratuitos de idiomas!

Imagem mostra as mãos de uma mulher. Ela está segurando um celular. Na tela do aparelho aparece a imagem de um aplicativo de idomas.

Aprender novas línguas em uma sociedade digital não traz apenas benefícios para a carreira. Também ajuda no desenvolvimento de competências essenciais para estabelecer conexões no século XXI. A boa notícia é que, com os avanços tecnológicos, essa possibilidade tornou-se muito mais acessível. Existe uma série de aplicativos gratuitos projetados para democratizar o acesso ao ensino dos mais variados idiomas.

Quem domina outros idiomas tem mais chances de conquistar melhores colocações profissionais e até formações em universidades internacionais. Além disso, há razões científicas pelas quais vale a pena se aprofundar em outras línguas.

Uma pesquisa realizada pela revista norte-americana Annals of Neurology mostrou que pessoas bilíngues apresentam maior desempenho cognitivo. E que também desenvolvem com mais facilidade competências como raciocínio lógico, capacidade de memorização, realização de multitarefas, tomada de decisão e imaginação. Esse conjunto de habilidades pode prevenir até mesmo doenças como a demência e o Alzheimer!

Seja para acessar conhecimentos, para se comunicar ou para crescer profissionalmente, aprender uma nova língua pode te conectar com o seu projeto de vida.

Confira 6 aplicativos gratuitos para começar a aprender idiomas!

1. Duolingo 

O Duolingo é uma das plataformas mais famosas de aprendizagem de idiomas do mundo e atua com o objetivo de torná-la acessível a todos. Com uma dinâmica gamificada, que combina inteligência artificial e metodologias de ensino, o aplicativo foi desenhado para todos os níveis de proficiência.

Em 2020, uma pesquisa realizada com usuários em todo mundo revelou um dado significativo. Ao concluir cinco unidades no Duolingo, os estudantes alcançaram índices de leitura e compreensão auditiva comparável a quatro semestres em cursos de línguas universitários. O aplicativo é gratuito, mas também oferece uma versão paga para quem quer se aprofundar mais.

Disponível em iOS e Android.

 
2. Busuu

Se você procura aprender a partir da interação com outras pessoas, o busuu é o aplicativo certo, com mais de 12 línguas no catálogo! Funciona como uma espécie de rede social que permite ao usuário tirar dúvidas, escrever e gravar áudios que são avaliados por falantes nativos da língua.

O aplicativo também oferece aulas para ajudar no vocabulário e na gramática antes de iniciar os diálogos. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente, mas existe a versão Premium que equivale a um semestre de um curso regular de idiomas.

Disponível em iOS e Android.

Leia mais: O PLT4Way tem como objetivo ensinar inglês para jovens da periferia. Assista o episódio do Pense Grande.doc e saiba mais sobre o projeto!

3. Babbel 

O Babbel aposta em aulas com formato mais tradicional. Mas usa a inteligência artificial para estimular os usuários a treinarem a pronúncia e a simulação de diálogos. Apesar de oferecer uma versão gratuita, com conteúdos temáticos limitados para download, o app foca nos planos pagos adequados aos objetivos de cada estudante. Ainda assim, os valores são muito mais acessíveis do que os de um curso regular de idiomas.

Disponível em iOS e Android.

 
4. Lyrics Training

Já pensou em treinar a pronúncia e expandir o vocabulário escutando música? Pois o objetivo do Lyrics Training é exatamente esse! Nesse aplicativo, a ideia não é trabalhar a fluência em determinada língua, mas sim complementar os estudos de uma maneira divertida e intuitiva.

À medida que a música vai rolando, o usuário tem de completar os espaços escrevendo ou pronunciando palavras. O aplicativo é gratuito e oferece um catálogo de videoclipes em 12 línguas diferentes.

Disponível em iOS e Android.

 

5. Falou App

Uma das maiores dificuldades de aprender uma nova língua é inseri-la no cotidiano. Pensando nisso, o Falou App disponibiliza lições específicas que simulam as mais diversas situações. Desde apresentações até o embarque no aeroporto, o usuário tem a chance de aprender expressões específicas e ganhar fluência em mais de 18 idiomas.

Conforme os estudantes vão avançando nas lições, a inteligência artificial atualiza o nível de proficiência correspondente. O aplicativo é gratuito, mas também conta com uma versão paga.

Disponível em iOS e Android.

 

6. Memrise 

Por último, mas não menos importante, o Memrise completa a lista oferecendo abordagem multimídia e gamificada focada nas palavras e expressões idiomáticas de cada língua.

A partir de uma determinada palavra, o usuário aprende sobre o contexto relacionado, expande o vocabulário e coloca em prática a pronúncia e a escrita. O conteúdo é organizado em cursos gratuitos que vão ajustando a dificuldade de acordo com o avanço do estudante.

Disponível em navegadores desktop e celulares iOS e Android.


Outras Notícias

Inclusão Digital na Educação: a importância de integrar tecnologia com equidade e responsabilidade

11/12/2025

Inclusão Digital na Educação: a importância de integrar tecnologia com equidade e responsabilidade

BNCC Computação, Política Nacional de Educação Digital e diretrizes do CNE indicam que a proteção e a inclusão devem caminhar juntas

Dia Internacional do Voluntário: a força do nosso voluntariado pela educação pública em 2025

04/12/2025

Dia Internacional do Voluntário: a força do nosso voluntariado pela educação pública em 2025

Com o engajamento de 10 mil colaboradores da Vivo, as iniciativas da Fundação arrecadaram 4 toneladas de alimentos e apoiaram 52 projetos sociais, impactando 45 mil pessoas em todo o país; confira a retrospectiva com as principais ações

Trajetórias negras na tecnologia abrem caminhos para os jovens

19/11/2025

Trajetórias negras na tecnologia abrem caminhos para os jovens

Histórias de pioneiros e líderes que romperam barreiras estruturais revelam como talento, apoio e representatividade impulsionam a inovação e ampliam oportunidades

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

17/11/2025

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

Cases como “Guardiões do Rio Morno” e “Robôs Eólicos” mostram caminhos para uma educação pública mais conectada à inovação e aos desafios ambientais

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

13/11/2025

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

Mapas digitais, museus virtuais e criação de podcasts; saiba como a alfabetização midiática está transformando o estudo de cultura, história e sociedade no currículo escolar

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

12/11/2025

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

Fundação Telefônica Vivo, Cátedra Unesco e Instituto IA.Edu lançam documento com roteiro de implementação e exemplos práticos em diferentes etapas de ensino, em alinhamento com a BNCC Computação