O autoconhecimento pode te ajudar a descobrir os potenciais para realizar seus objetivos e sonhos e enfrentar desafios de forma mais assertiva. Faça o teste! #BoraDescobir

Imagem mostra jovem pensativa. Ela está com um lápis na mão direita, apoiado no queixo. Há uma mesa com um copo de suco de laranja, um óculos e um vaso de plantas. teste de autoconhecimento

Decidir qual curso fazer na faculdade, conseguir um emprego, pensar em como será o futuro ou refletir sobre como suas ações podem melhorar a sociedade. E ainda lidar com o turbilhão de emoções. A juventude é uma fase cheia de transformações. Nesse período, ter autoconhecimento é essencial para entender quais são suas potencialidades.

Afinal, quando você se conhece melhor, suas habilidades e competências, pode controlar as emoções e pensar em suas decisões, sem agir com impulsividade. Além da vida pessoal, isso pode ser fundamental para ter sucesso na carreira profissional.

Você pratica o autoconhecimento? Preparamos um teste rápido para que você descubra o quanto já conhece de si mesmo. Será que você já está pronto para colocar em prática seus projetos e sonhos?

Veja como começar.

Em uma folha de papel, enumere a quantidade de perguntas (1 ao 10).

Ao lado, aplique a sua resposta.

No final, faça as contas e veja em qual nível seu autoconhecimento está.

1- Quando você está em um lugar repleto de gente, você fica preocupado se as pessoas estão te observando?

• Sempre

2- Quando você topa com algum obstáculo para alcançar seus objetivos, você persiste?

• Sempre

3- Se você é bem-sucedido em alguma ação na qual precisou da ajuda de alguém, consegue reconhecer que contou com esse apoio?

• Sempre

4- Quando um amigo chega até você contando um problema, você tenta ajudá-lo?

• Sempre

5- Você consegue tomar uma decisão importante sob pressão?

• Sempre

6- Você consegue organizar sua agenda de compromissos de forma eficaz, sem se atrapalhar?

• Sempre

7- Diante de situações em sua comunidade, sociedade ou país, você pensa em como contribuir para melhorar a realidade utilizando habilidades e competências como a empatia, por exemplo?

• Sempre

8- Quando surge um problema do cotidiano, você consegue manter a calma e busca a melhor forma de resolvê-lo com inovação e criatividade?

• Sempre

9- Ao realizar suas ações no dia a dia, você pensa no impacto que elas podem causar em outras pessoas?

• Sempre

10- Quando você tem uma ideia, já pensa em como tirá-la do papel e colocá-la em prática?

• Sempre

SOME A SUA PONTUAÇÃO E ACOMPANHE O RESULTADO:

Nunca: 1 ponto
Raramente: 2 pontos
Às vezes: 3 pontos
Frequentemente: 4 pontos
Sempre: 5 pontos

Se você marcou…

De 10 a 29 pontosNão desanime!

O autoconhecimento não é um processo automático. Ele é resultado de muito esforço, reflexões e mudanças que surgem a partir das experiências da realidade de cada indivíduo. Que tal você começar a desenvolver ou aprimorar habilidades como autoconfiança e criatividade? Bora começar!

De 30 a 39 pontos: Você está no caminho certo!

Pelo visto, você já lida bem com suas emoções diante de diferentes situações do cotidiano. Mas você pode aprimorar ainda mais seu conhecimento, descobrindo seus gostos e interesses, para organizar seu projeto de vida e se preparar para o futuro. Esse processo de autoconhecimento te ajudará a desenvolver ainda mais seu potencial e buscar o caminho que faz você feliz.

De 40 a 50 pontos: Parabéns!

Você sabe lidar muito bem com o que sente. A empatia, capacidade de resolver problemas, criatividade, comunicação e autocontrole, provavelmente, são habilidades que fazem parte de sua trajetória. Dentro desse perfil, o empreendedorismo de impacto social poderá te ajudar a se sentir ainda mais realizado. Prepare-se para o seu futuro! Realize o seu projeto de vida e utilize a sua empatia para se conectar com os desafios do mundo que aguardam por soluções.

Autoconhecimento: faça o teste e descubra se você já o pratica!